PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 22 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

06 DE MAIO DE 2014

Moção apela para construção de ciclovias ou ciclofaixas


Capitão Gomes considera essencial a cultura do uso de bicicletas



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Prática regular de exercícios também contribui para aliviar o estresse diário



O plenário aprovou, na reunião ordinária desta segunda-feira (5), a moção 79/2014, de apelo ao Executivo para que seja instituída na cidade a obrigatoriedade de construção de ciclovias ou ciclofaixas em obras viárias. Segundo o autor da propositura, o vereador Carlos Gomes da Silva (PP), o Capitão Gomes, o uso de bicicletas melhora a mobilidade urbana, reduz a emissão de poluentes e a incidência de doenças.

Para Gomes, os recursos públicos devem ser empregados com eficiência na concretização dos direitos humanos (vida, saúde, mobilidade e equilíbrio ambiental). “Nesta segunda década do século 21, não se pode aceitar que quaisquer esferas governamentais executem obras viárias sem contemplar a construção de ciclovias ou, quando se mostrarem tecnicamente inviáveis, pelo menos ciclofaixas”, argumenta.

O parlamentar considera essencial a criação de uma cultura para o uso de bicicletas e, para tanto, a necessidade de campanhas educativas e também condições materiais, que incluem vias seguras para o tráfego de ciclistas. “Infelizmente os noticiários e as estatísticas demonstram a ocorrência frequente de acidentes, muitos deles fatais, envolvendo ciclistas e automóveis”, diz Capitão Gomes. 

Na moção, o parlamentar lembra que a ciclovia é uma solução economicamente viável para diversos problemas nos setores de transporte e meio ambiente. A medida também beneficia os adeptos de bicicletas para lazer ou esportes e os trabalhadores que utilizam o meio de transporte para chegar ao trabalho, muitas vezes pela falta de opção financeira.

Ele também destaca a contribuição com a saúde física e mental. “A prática regular de exercícios, além de reduzir fatores de riscos de doenças cardiovasculares, contribui para aliviar o estresse do dia a dia, sobretudo, na vida agitada das grandes cidades.”



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Carlos Gomes da Silva

Notícias relacionadas