19 de setembro de 2025
Maestro defende ampliação da subvenção paga à banda União Operária
Jonatas Dionisio ocupou a Tribuna Popular durante a reunião ordinária desta quinta-feira
Maestro da banda União Operária, Jonatas Airam Ulisses Dionisio ocupou a Tribuna Popular, durante a 51ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (18), para defender a ampliação da subvenção paga pelo município à corporação musical. Apesar de a banda contar com 100 integrantes, o apoio financeiro, hoje, é suficiente para respaldar apenas 30 músicos.
"A banda atinge mais de 100 pessoas, que fazem aula de teoria musical ou participam da performance da banda. Estamos exercendo as atividades, mas 'sufocados'. A banda recebe uma subvenção, e somos gratos por ela, mas que atinge somente 30 músicos. Temos um patrimônio tão belo em Piracicaba que merece ser mais visto e investido, porque tem feito uma grande diferença musical no município", disse o maestro.
Jonatas destacou a história centenária da Corporação Musical União Operária. "Fundada em 1º de maio de 1906, é um dos ícones culturais de Piracicaba. Participou de vários eventos no país, conquistando na década de 1950 o título de 'Melhor Banda de Música do Estado de São Paulo' e, em 1963, sua sede própria, até hoje existente na rua Santo Antônio, 502, no Centro", reportou o orador.
"É uma banda que está próxima de completar 120 anos de atividades e que continua sendo propulsora de cultura e formadora profissional no aspecto musical, sendo um canal de cultura para jovens e adolescentes", completou Jonatas, cujo trabalho foi saudado pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), que anunciou ter dado entrada na Câmara o projeto de lei 315/2025, que reconhece a Corporação Musical União Operária como patrimônio cultural e material de Piracicaba.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara
NOTÍCIAS RELACIONADAS
19 de setembro de 2025
19 de setembro de 2025
16 de setembro de 2025
16 de setembro de 2025