PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE DEZEMBRO DE 2019

Longatto defende corredores comerciais para atender dinâmica social


Vereador discutiu o projeto de lei complementar 12/2019 durante a 19ª reunião extraordinária, na noite desta segunda-feira (9).



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução





O vereador José Aparecido Longatto (PSDB) ocupou a tribuna da Câmara durante a 19ª reunião extraordinária, na noite desta segunda-feira (9), para discutir as emendas que propôs ao projeto de lei complementar 12/2019, que trata do PDDP (Plano Diretor de Desenvolvimento de Piracicaba), e defendeu a criação de corredores comerciais para “atender a dinâmica social”. 

Na Emenda 14, o parlamentar sugeriu a inclusão de corredores comerciais nas avenidas Manoel Lopes Alarcon e Adiel Paez Zamith, atendendo solicitação de “um segmento de pessoas que moram naquela região”, destacou. “É evidente que tem os prós e contras, agora, o vereador tem o direito de apresentar, atendendo um lado”, defendeu. 

Ele contestou o argumento de que na região há restrições que não poderiam ser revistas. “Isso foi criado há quantos anos atrás? Mas tudo muda, a cidade é um corpo dinâmico que vai se alternando a cada ano, inclusive isso o que nos leva a rever o Plano Diretor de Desenvolvimento a cada 10 anos”, disse. 

Longatto defendeu o direito dos proprietários de terrenos na região em ter a opção de criar empreendimentos comerciais. “Se lá tem uma farmácia, então ele pode construir outra, ou outra padaria, ou qualquer outro comércio de baixo impacto, que venha beneficiar a população”, disse, ao defender a livre iniciativa e o direito da população em ter opções de escolha ao consumir. 

Já a Emenda 15, substituída pela Emenda 24, incluiu a avenida Suiça, no bairro Cidade Jardim, como corredor comercial, e, além disso, cria a figura do empreendimento de “baixo impacto”. “Não estamos descaracterizando a via, muito pelo contrário, estamos mantendo as características dela e, ainda, não estamos abrindo nenhuma brecha para outras regiões do Município”, disse. 

“Ninguém está imune ou livre de qualquer mudança”, disse, ao defender que 80% dos proprietários de imóveis na região são favoráveis ao corredor comercial, possibilitando a criação de novos empreendimentos na avenida. 

Ainda durante a discussão do PLC 12/2019, o vereador Longatto disse que se preocupava com a aprovação de emendas que pudessem engessar o crescimento da cidade. Ele usou a cidade de São Carlos como exemplo, onde as regras de ocupação e edificações tornaram-se, segundo ele, obstáculos no desenvolvimento econômico. “Eu convido alguém para ir conhecer a cidade, que está parada há mais de cinco anos”, disse.

Das emendas de autoria do vereador, a 14 foi rejeitada por 17 votos contrários e dois favoráveis, enquanto a 24 foi aprovada por 11 a sete.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara


Plano Diretor José Longatto

Notícias relacionadas