PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE FEVEREIRO DE 2023

Inscrições para palestra sobre câncer colorretal começam na segunda


Escola do Legislativo promove atividade sobre o tema em abril, com a participação de médico especialista



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Os interessados têm prazo até o dia 2 de abril para fazer a inscrição, pelo site da escola



A Escola do Legislativo abre, na próxima segunda-feira (27), o período de inscrições para a Palestra “Conscientização e Prevenção do Câncer Colorretal”. A atividade acontecerá em formato on-line, no dia 4 de abril, das 14 às 16 horas. Os interessados têm prazo até o dia 2 de abril para fazer a inscrição, pelo site da escola, disponível neste link.

Inserida no Eixo Temático Educação para a Cidadania, a palestra é voltada para o público em geral e será ministrada pelo médico Ricardo Tedeschi Matos. O câncer do intestino grosso, também chamado câncer de cólon e reto, ou câncer colorretal, é uma doença que atinge homens e mulheres.

Segundo especialistas, na maioria dos casos, o câncer colorretal se desenvolve gradativamente por uma alteração nas células, que começam a crescer de forma desordenada, sem apresentar qualquer sintoma. Por isso, a principal forma de prevenção da doença é o rastreamento por exames como colonoscopia, visando à detecção e retiradas dos pólipos antes de se degenerarem em câncer.

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer colorretal é o terceiro mais frequente entre os homens e o segundo mais incidente nas mulheres. A estimativa é de cerca de 40 mil casos da doença por ano. A palestra deverá incentivar o diagnóstico precoce do câncer, que possui alto índice de mortalidade, mas tem cura.

O palestrante Ricardo Tedeschi Matos é médico endoscopista e cirurgião geral do Hospital Unimed de Piracicaba, médico legista da Superintendência da Polícia Técnico-Científica no IML de Piracicaba, além de participar do Conselho Municipal de Saúde Piracicaba, da Associação Paulista de Medicina e do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).

A palestra on-line será realizada através do aplicativo Zoom, com transmissão simultânea pelo YouTube (Escola do Legislativo Piracicaba). Os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por e-mail e/ou WhatsApp. As inscrições podem ser feitas neste link



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Escola do Legislativo

Notícias relacionadas