PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE MARÇO DE 2021

Importância do papel do vereador para causa animal é debatida em live


O vereador de São Vicente, Gustavo Palmieri, participou de live da Semana dos Direitos dos Animais



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

As lives da Semana dos Direitos dos Animais podem ser acompanhadas no Instagram da vereadora Alessandra Bellucci

As lives da Semana dos Direitos dos Animais podem ser acompanhadas no Instagram da vereadora Alessandra Bellucci
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Live ocorreu na noite desta terça-feira (23)

Live ocorreu na noite desta terça-feira (23)
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Live ocorreu na noite desta terça-feira (23)



O modelo ideal em relação a necessidade dos animais foi abordado em live no Instagram da vereadora e protetora dos animais, Alessandra Bellucci (Republicanos). A live faz parte da programação da Semana dos Direitos dos Animais, promovida pela vereadora.

O médico veterinário e vereador da cidade de São Vicente (SP), Gustavo Palmieri (PSB), foi o convidado na live desta terça-feira (23). Foi ele quem implementou uma Unidade Básica de Saúde Animal (UBASA) na cidade, unidade que hoje atende gratuitamente uma média de mil animais por mês.

Na live, Palmieri falou da responsabilidade do vereador que é diferente da dos protetores dos animais. “O vereador é legislador, forma leis para as políticas públicas e fiscaliza se o Executivo as aplica, o vereador não executa”, explicou. Gustavo Palmieri frisou que os vereadores que defendem a causa animal trabalham com “amor e carinho” e por isso que “as coisas dão certo”.

Alessandra Bellucci destacou a importância de protetores como eles estarem dentro de uma Câmara, podendo contribuir para as políticas públicas. “A gente tem uma experiência muito grande, sabe o que falta, e pode levar essas ideias com outros olhos, com os olhos de protetor, de quem está ali batalhando para que os animais sejam enxergados de uma maneira diferente”, disse.

A cidade de São Vicente é referência na saúde e proteção animal. Durante a live, Palmieri relatou como se deu a implantação da UBASA, que foi montada com o dinheiro Fundo de Proteção aos Animais, captado através de contribuição voluntária no carnê do IPTU, e com a ajuda e mão de obra da população. São Vicente oferece atendimento gratuito aos animais da população carente, faz castrações e cirurgias eletivas. Políticas oferecidas pela cidade, como castramóvel, Cão Comunitário e UBASA foram indicadas como “modelo ideal” pela vereadora Alessandra Bellucci.

Gustavo Palmieri detalhou como funciona o “Cão Comunitário” em São Vicente. Eles fazem o resgate do animal abandonado que está ferido pelo SAMU Animal, que funciona 24 horas. Após ser resgatado o animal é tratado, castrado, vacinado, vermifugado, identificado com microchip e com uma coleira com número. Após a recuperação, o animal fica disponível para adoção por cerca de 30 dias e caso não seja adotado, ele é devolvido ao mesmo local onde foi resgatado. Na devolução, a pessoa que solicitou o resgate fica como tutora responsável de um animal comunitário. “Muitos falam que é abandono, mas ele já está semidomiciliado, é um animal comunitário”, disse o vereador que destacou que o Cão Comunitário é uma política pública que funciona em São Vicente.

O Cão Comunitário é uma lei estadual (12916/2008) em que o animal estabelece, com a comunidade em que vive, laço de dependência e de afeto, embora não possua responsável único e definido.

Para Alessandra Bellucci, não existe a conscientização das pessoas sobre o Cão Comunitário, pois elas acreditam que após pedir ajuda e o animal ser recolhido, “acabou o problema”. A vereadora informou que está fazendo um “trabalho de formiguinha”, entrando em contato com as pessoas que pediram o recolhimento do animal para que elas o acolham na frente da sua casa ou no seu bairro. “Esse animal está castrado, vacinado, vamos ajudar esses animais a sair do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses)”, apelou.

Apesar da pandemia, Bellucci destacou que em três meses de mandato pôs fim ao leilão de animais e articulou com a Guarda Civil Municipal uma sala que vai tratar de maus tratos aos animais no sentido de averiguação.

A vereadora convidou Gustavo Palmieri para visitar Piracicaba e ministrar um curso e agradeceu a participação do deputado federal e protetor dos animais, Ricardo Izar (PP), que acompanhou a live e fez perguntas e comentários.

A live pode ser assistida neste link:

https://www.instagram.com/tv/CMx3A2hjgp0/

 

 



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Causa Animal Alessandra Bellucci

Notícias relacionadas