PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE MARÇO DE 2021

Semana dos Direitos dos Animais terá série de Lives a partir de sábado


Gabinete de Alessandra Bellucci articula programação, que acontecerá no Facebook e Instagram; Semana foi instituída em 2011, por iniciativa de Laércio Trevisan Jr.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Ela diz que a busca é para que Piracicaba se torne referência em políticas públicas



De 20 a 26 de março, a vereadora e protetora dos animais Alessandra Bellucci (Republicanos) desenvolve a Semana dos Direitos dos Animais, em uma série de lives no Facebook e Instagram. Os temas da programação estão definidos e agora a parlamentar fará os convites para que especialistas referências no assunto tragam suas contribuições.

A atividade de abertura será sobre a importância da relação homem versus animal, no sábado (20). Na segunda-feira (22), Alessandra discutirá a representação do animal nos dias de hoje, a integrante da família e a educação escolar.

A função e a atuação do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) será tema da live do dia 23, enquanto no dia 24 a conversa será sobre o modelo ideal para uma boa gestão animal. A programação discute ainda maus-tratos e punições (dia 25) e os animais e a cidade (dia 26).

Os horários das Lives e a plataforma de realização (Facebook ou Instagram oficiais da vereadora) estão sendo definidos pela equipe do gabinete. No início de março, ela articulou os temas com os profissionais do CCZ.

Ela diz que os convidados são ligados à causa animal, à problemática do abandono e dos maus-tratos e à educação, "para levar à população desde o começo da história dos animais: de que forma foram domesticados e passaram a viver conosco, em nossas residências, e toda a problemática que isso causou", adianta. 

Segundo a vereadora, a programação virtual surgiu em decorrência dos decretos estadual e municipal, que classificaram Piracicaba na Fase Emergencial, o que impossibilitou a realização dos debates presenciais, como previsto inicialmente.

O gabinete da parlamentar oficiará a presidência da Câmara das mudanças, pois a Semana dos Direitos dos Animais foi instituída por meio do decreto legislativo 29/2011, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), que prevê a realização na primeira semana do mês de outubro.

A decisão pela antecipação da progranação veio dos dois parlamentares, a partir da constatação de que Piracicaba tem número elevado de animais que aguardam adoção no Canil Municipal, das recentes alterações na legislação de proteção aos animais e das últimas ocorrências registradas na cidade pelo crime de maus-tratos.

A vereadora analisa que a domesticação proporcionou o bem-estar nas residências, mas, ao mesmo tempo, a violência e o abandono estão entre os problemas constantes. "Essa pessoa que maltrata um animal também pode maltratar um filho e a esposa. Por isso, queremos mostrar as soluções para viver em harmonia, que haja respeito aos animais e quais são as políticas aplicadas nas causas, como a cidade se comporta e apoia as ONGs e protetores”, completa.

Para Alessandra, o panorama nacional é de abandono e maus-tratos, ainda que algumas cidades despontem como exemplo de políticas públicas e por iniciativas voluntárias de protetores independentes e entidades. "Em muitas destas cidades, acabamos nos espelhando, para tentar mudar essa realidade aqui", avalia, ao reforçar que Piracicaba ainda vive uma problemática, mas o trabalho é para que se torne referência nesse contexto.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Causa Animal Alessandra Bellucci

Notícias relacionadas