
19 DE OUTUBRO DE 2021
Reunião mensal do Grupo de Trabalho da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher ocorreu na manhã desta terça-feira (9)
Reunião do GT foi feita no formato on-line
O Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres foi debatido na reunião mensal do Grupo de Trabalho (GT) da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher, realizada na manhã desta terça-feira (19). A reunião foi conduzida pela vereadora Rai de Almeida (PT) e teve a participação da presidente do Conselho Municipal da Mulher, Lia Mara de Oliveira, e de representantes da Secretaria de Saúde, Polícia Militar, Patrulha Maria da Penha, ONGs e sociedade civil.
Rai de Almeida relatou o resultado das reuniões de articulação para participação na Rede em órgãos públicos, com o objetivo de debater políticas de enfrentamento à violência doméstica. Após o relato da vereadora, o Grupo de Trabalho sugeriu a utilização do Sistema Orion, usado pela Polícia Militar, para a vigilância das mulheres que possuem medidas protetivas. O GT também sugeriu que a Delegacia Seccional e o DEINTER (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior) fossem convidados para integrar a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
Outro assunto debatido na reunião do Grupo de trabalho foi a dificuldade que as mulheres estão tendo para realizar abortos permitidos por lei. Foi definido que o assunto será debatido em reuniões futuras.
As vereadoras Rai de Almeida, Silvia Morales (PV), Ana Pavão (PL) e Alessandra Bellucci (Republicanos) integram a Procuradoria Especial da Mulher que, juntamente com Conselho Municipal da Mulher e com o CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), coordena o Grupo de Trabalho da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher.