08 de fevereiro de 2021
Fórum reúne protetores para definir propostas de políticas públicas
Dentre as ações previstas, até agora, está a realização de um censo para organizar um cronograma de castrações.
Coordenado pela vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos), encontro do Fórum de Proteção aos Animais reuniu protetores com o objetivo de iniciar a formulação de propostas que possam se tornar políticas públicas no Município. A reunião aconteceu na quarta-feira (3).
Dentre as ações que o gabinete da vereadora já vem atuando e que contribuir no cronograma de castrações do Município está a realização de um censo em comunidades carentes, com o objetivo de levantar o número de animais que precisam receber o procedimento. Na visão da parlamentar, atuando de maneira mais sistematiza, é possível obter um resultado mais eficaz.
“A nossa proposta é voltada a selecionar a comunidade, levantar quantos animais existem, para depois poder fazer a castração por saturação”, avalia. Na visão da parlamentar, se a atuação começa pela cidade inteira, sem um critério geográfico definido, corre o risco de não ter uma eficácia que evite a reprodução de novas ninhadas.
Durante o encontro na semana passada, os protetores de animais levaram diversas dúvidas de como vai ser a atuação do fórum. A diretora de Comunicação da Câmara, Valéria Rodrigues, detalhou a eles como funciona a composição do colegiado e a dinâmica do trabalho.
Também foi conversado a respeito da contribuição no trabalho exercido pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Ela relatou a viagem que fez a São Vicente, no litoral sul paulista, para conhecer o trabalho de referência desenvolvido naquele município, e também o contato que teve com o vereador da cidade de São Paulo, Felipe Beccari, eleito, assim como ela, por conta da causa animal.
Prevista para ser constante, está a campanha Vida Além das Grades, que incentiva a adoção consciente dos cães que hoje estão no CCZ. “A gente está pedindo parceria com as mídias tradicionais da cidade para divulgar a campanha e, desta forma, a gente contribui paara que o CCZ consiga dar mais qualidade de vida a estes animais”, disse.
A previsão é que, além dos protetores de animais, o Fórum também reúna responsável pela Secretaria de Obras, sobretudo a equipe da Defesa Civil, e todos os setores que, de alguma forma, estão ligados à causa animal. O objetivo é ampliar o colegiado para que tenha mais força na formulação das políticas públicas aplicadas no Município.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
12 de setembro de 2025
08 de setembro de 2025
02 de setembro de 2025
28 de agosto de 2025