29 de agosto de 2025
Fórum Permanente discute lançamento de manifesto em defesa da cidade inteligente
A transformação de Piracicaba, na garantia de melhor qualidade de vida para seus habitantes foi destaque na 4ª reunião mensal do Fórum de Inovação, nesta sexta-feira (29)
O Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Piracicaba, sob a coordenação da vereadora Rai de Almeida (PT), realizou na manhã desta sexta-feira (29), às 9h00, no segundo andar do prédio anexo, sala "Walter Ferreira da Silva", a quarta reunião mensal, com a discussão temática sobre as cidades inteligentes, no desafio de enfrentar as mudanças climáticas, crises globais e ambientais, como fatores que têm provocado os centros urbanos a repensar as formas de crescimento e gerenciamento das cidades, visando a melhor qualidade de vida dos cidadãos.
Após ampla discussão sobre a temática e, avaliação do ranking das melhores cidades do mundo e do Brasil para se viver, os participantes da reunião defenderam o lançamento de um manifesto em Piracicaba, que envolverá diversos setores, além da população em geral, com foco no potencial da cidade, em ações que podem transformar em políticas públicas, a pautar as próximas gestões municipais.
Fabrício de Campos (AFEPI/TINsPiracicaba) discorreu sobre o conceito de cidades inteligentes, em quatro pilares de sustentação, passando pelo lado social, na garantia de melhor qualidade de vida; a gestão, no pensar como a transformação digital se consolide em políticas públicas, num governo transparente e no pilar da tecnologia, tendo como princípio a conexão, saindo da teoria para atividades práticas, onde se pense em cidades inteligentes pela mobilidade, a exemplo do tempo de 15 minutos de deslocamento para se acessar tudo o que o ser humano precisa para sobreviver.
Também neste contexto foi apontado a valorização da cultura local, a exemplo do que temos na comunidade Tirolesa, com incentivo às cadeias produtivas e, na exploração do turismo e das tradições locais.
E, na quarta posição, Fabrício aponta a questão da sustentabilidade, como respeitar o equilíbrio do meio ambiente, onde temos o privilégio de termos um rio que passa pelo centro da cidade.
Fabrício também abordou sobre as cadeias produtivas de Piracicaba, a exemplo da cachaça e da pamonha, além do resgate histórico de nossas tradições, que poderia contribuir para o desenvolvimento da cidade.
Herica Lucia Machado (secretaria municipal de Educação) referendou propostas para o manifesto, no sentido de suplantar o modelo tradicional de educação, com projetos a exemplo da Feira Eureca, em atividades que já envolvem alunos do ensino fundamental, com o objetivo de desenvolver a capacidade técnica e criativa das crianças.
Herica reforçou o convite para o evento com as crianças neste ano, que acontecerá nas dependências do Engenho Central, galpão 9 e 10, das 8 às 17 horas, nos dias 24 e 25 de setembro.
Vanessa Silva (FATEC) defendeu a interligação entre os diversos setores para fomentar o ensino superior em Piracicaba, considerando que hoje falta alunos para preencher as vagas, em instituições que estão à disposição da população, de forma gratuita.
Ayri Rando (Mandato Coletivo a Cidade é Sua, do gabinete da vereadora Silvia Morales (PV) ratificou na reunião o papel do Fórum, que também tem a função de pensar e discutir o planejamento estratégico por uma cidade inteligente, o que demanda trabalho intersetorial.
Guilherme Coletti (Etec - Deputado Ary Pedroso) discorreu sobre diagnóstico nas Etecs pelo Estado, na política de substituição dos cursos técnicos pelo ensino médio. "O aluno não está mais buscando o emprego formal", disse Guilherme, que também falou do estímulo que os alunos recebem para cursar uma universidade, além da interação de empresas que procuram estimular o potencial dos alunos.
No segundo ponto de discussões do Fórum foi avaliado a segurança nas redes sociais, onde a vereadora Rai considerou que Piracicaba se antecipou na legislação neste sentido e, "hoje procura dialogar com o cenário nacional", sobre conteúdos facilitados na internet que afetam o universo das crianças. A parlamentar também comentou que a criação desta lei em Piracicaba atendeu a um grupo de estudantes da graduação, de "jovens que pensam nesta temática", disse.
A reunião também contou com a presença de Mário Camargo (da assessoria da vereadora Rai), Nilceia Cristina dos Santos (FATEC), Alexandre Bragion e Gabrielle Parisi (assessores da vereadora Rai).
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
NOTÍCIAS RELACIONADAS
14 de outubro de 2025
14 de outubro de 2025
14 de outubro de 2025
10 de outubro de 2025