11 de fevereiro de 2026

Fórum de Saúde Integral da População Negra define calendário de atividades

Fórum criado pelo Decreto Legislativo 68/2025, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT) reuniu-se pela primeira vez em 2026 para definir sua atuação e seu calendário

Na última sexta-feira (6), o Fórum Permanente de Saúde Integral da População Negra, criado pelo Decreto Legislativo 68/2025, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), reuniu-se pela primeira vez em 2026 para definir sua atuação e seu calendário de reuniões.

Foi aprovada a formação de uma coordenação de trabalhos, composta pela vereadora Rai de Almeida como coordenadora institucional pela Câmara Municipal de Piracicaba; Isely Gusmão, coordenadora-geral; Rossana Barbosa, vice-coordenadora; e Dra. Danielle Leal, secretária-geral.

A parlamentar falou sobre “a necessidade de o povo negro se organizar e se apropriar do Fórum para conquistar justas políticas públicas de atendimento e inclusão nos serviços do SUS”.

A coordenadora-geral do Fórum, Isely Gusmão, destacou que “o movimento negro precisa se apropriar para cobrar ações efetivas do Poder Público" e ressaltou "a importância do letramento racial para todas as esferas que atendem pessoas negras, tais como educação, saúde e segurança pública”.

Foi definido um cronograma mensal de reuniões, que devem ocorrer em todas as terceiras terças-feiras de cada mês, das 19h às 21h. Quando presenciais, os encontros serão na Sala B, 2º andar do prédio anexo da Câmara Municipal.

O Fórum solicitará, ainda, uma reunião urgente com o Secretário da Saúde para apresentar o colegiado e as demandas prioritárias da população negra.

Participaram da reunião: Dra. Lia Mara de Oliveira, representando a Casa do Hip Hop; Ivania Sampaio e Eliana Emerenciano Baptista, representantes da Guarda Civil Metropolitana de Piracicaba; Rossana Barbosa, presidenta do Conepir e coordenadora do Pop-Rua; Gustavo Erler Pedrozo, da Unidade Regional de Ensino; Danielle Leal, da Comissão da Igualdade Racial da OAB; Maria José, da Secretaria do Trabalho e Renda; Antonio da Silva, da Pastoral Afro da Diocese de Piracicaba; e Aldelize Nascimento, da Sociedade Beneficente Treze de Maio.

Texto: Assessoria parlamentar
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

NOTÍCIAS RELACIONADAS