10 de fevereiro de 2026
Rede de Prevenção destaca programação de eventos durante o Mês da Mulher
Em reunião, Rede de Prevenção, Atendimento e Proteção à Mulher define atividades conjuntas a serem realizadas durante o mês de março
O cronograma das atividades que serão realizadas durante todo o mês março, que integra o Dia Internacional da Mulher, foi o tema da reunião da Rede de Prevenção, Atendimento e Proteção à Mulher no Município de Piracicaba. O encontrou aconteceu nesta terça-feira (10), na Câmara Municipal, sob coordenação da vereadora Rai de Almeida (PT), em conjunto com a vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua. Todas as atividades propostas para o mês serão voltadas principalmente pelo fim da violência contra a mulher.
O primeiro evento programado será no dia 7 de março, a partir das 7h30, na Estação da Paulista. Estão previstos: marcha pelo fim da violência contra a mulher; atendimentos para orientação jurídica com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); testes rápidos de saúde para a mulher; orientação sobre serviços disponibilizados às mulheres, como por exemplo o CadÚnico (Cadastro Único) e bolsa família, entre outros; e atendimentos com a Patrulha Maria da Penha e Cram (Centro de Referência de Atendimento à Mulher).
Neste dia, também haverá atendimentos relacionados ao emprego e renda para mulheres; atividades com mulheres e mulheres negras voltadas ao empreendedorismo com o Conepir (Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba); aula de defesa pessoal para mulheres; atendimento com ótica para verificação da visão; contação de histórias e pintura facial para as crianças presentes; além de food trucks, já que as ações estão previstas para acontecerem até às 14h30. As atividades contarão com o apoio de diversas secretarias municipais, entre elas a de Esportes, Lazer e Atividades Motoras; Saúde e Emprego e Renda.
Outros eventos - No dia 8 de março, por iniciativa do Rotary Clube "Luiz de Queiroz", acontecerá um workshop transmitido pelo Youtube, a partir das 11h, sobre o "Protocolo Não se Cale". Também serão realizadas ações do movimento 8M, em conjunto com Julho das Pretas, Mulheres Livres e Salve das Minas, na praça Quilombo, em Santa Terezinha.
A vereadora Rai de Almeida informou que no dia 10 de março haverá uma solenidade, no salão nobre da Câmara, para homenagear mulheres que se destacam no município.
Já a vereadora Sílvia Morales incluiu a Escola do Legislativo nas atividades, com o lançamento do documentário "50 Tons de Glamour". O evento será no dia 27 de março, das 14h às 16h, na Escola do Legislativo. "É um evento para somar com os demais realizados durante o mês", afirmou.
Outra atividade prevista é a realização de uma exposição no Museu da Esalq (Escola Superior de Agicultura "Luiz de Queiroz"), entre os dias 23 e 28 de março, com o tema "Olhar das Mulheres sobre a cidade". Também na Esalq, no dia 29, haverá uma atividade aberta dentro da programação do mês da mulher.
O Sesc também participará dos eventos, com uma a aula inaugural "Diálogos para Equidade", no dia 24 de março.
Por fim, Rai de Almeida reforçou a importância das atividades, para proporcionar mais visibilidade à Rede de Prevenção, Atendimento e Proteção à Mulher e destacou a importância dos homens no evento. Ela também reafirmou que todos os dias é dia de lutar pelo fim da violência contra a mulher.
Paticiparam da reunião representes da FOP, conselhos municipais, Unicamp, OAB, Esalq, Epsemc, Senac, Senai, Caphiv, Rotary "Luiz de Queiroz", Sesc, Patrulha Maria da Penha, Comespi e Simespi.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
NOTÍCIAS RELACIONADAS
10 de fevereiro de 2026
10 de fevereiro de 2026
10 de fevereiro de 2026
10 de fevereiro de 2026
