PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE DEZEMBRO DE 2020

Fórum de Arborização Urbana realiza última reunião do ano


Reunião ocorreu na manhã desta quinta-feira.



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Colegiado foi instituído por meio do decreto legislativo 2/2019






"O Fórum foi criado com as propostas de discutir a situação territorial, no que diz respeito à política e aos planos de arborização, e promover a conscientização e a participação da população. Hoje, vemos que cumprimos o papel de trazer um diálogo com representantes de instituições e entidades, o Legislativo e a sociedade civil", disse a vereadora Nancy Thame (PV) durante a última reunião do ano do Fórum de Arborização Urbana, na manhã desta quinta-feira (3).

O colegiado foi criado pelo decreto legislativo 2/2019, de autoria dos vereadores Nancy Thame (PV), Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), Lair Braga (SD) e Laércio Trevisan Jr. (PL).

Após a primeira reunião do Fórum, realizada em 20 de setembro de 2019, véspera do Dia da Árvore, o grupo passou a reunir-se toda terceira sexta-feira do mês. Em um desses encontros, o engenheiro Marcelo Leão, representante da Propark Paisagismo e Ambiente, empresa vencedora do processo de licitação para a elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana, apresentou e detalhou o documento que regulará as ações voltadas à arborização em Piracicaba.

Na reunião desta quinta-feira, Nancy Thame também enalteceu a participação dos engenheiros Rogério Oliveira, Ney Pinto França e Demóstenes Ferreira da Silva Filho no ciclo de palestras de arborização urbana promovido pela Escola do Legislativo. "Esse ciclo da arborização teve um número muito grande de inscritos, pelo canal do YouTube também. O curso recebeu pessoas do Brasil inteiro e até fora do país", comentou.

Em relato de sua participação no Fórum, a advogada Aline Meme Gallo também parabenizou os integrantes do grupo pela realização do evento. "O ciclo de aulas foi excelente, uma complementação do conhecimento sobre arborização para a gente que se interessa por essa área", disse.

Demóstenes, engenheiro agrônomo, mestre e doutor em produção vegetal, elogiou a trajetória do Fórum e agradeceu a chance de participação. "Eu não tenho palavras para descrever o sucesso que foi essa oportunidade. Espero que possamos estar juntos no ano que vem, contribuindo com uma adequada política pública na arborização urbana de Piracicaba e região", comentou.

O engenheiro Juan Sebastianes apontou, na reunião, as dificuldades relacionadas à situação climática atual, que ele classifica como "crítica". Ele criticou o método de atendimento aos que solicitam da Prefeitura a avaliação de uma árvore que pode apresentar riscos de queda. Para Sebastianes, o Executivo precisa "modernizar" o modo de atuação para a prevenção de quedas de árvores e orientar o cidadão a respeito do assunto.

"O cidadão comum não tem olho clínico para perceber a necessidade de fazer uma avaliação na árvore. A Prefeitura precisa ser proativa e avaliar as árvores que estão com risco de cair para que não venhamos a ter problemas", disse, citando o acidente que ocorreu em São Paulo (SP), na terça-feira (1º), quando uma árvore caiu em cima de um carro, provocando a morte de uma mulher de 45 anos, além de lesionar outras três pessoas.

Sobre a avaliação e o diagnóstico de árvores que apresentam riscos, o engenheiro Marcelo Leão também indicou a necessidade de ampliação do número de profissionais que executam esse trabalho.

O representante da Associação dos Moradores da Avenida Carlos Botelho e Bairros Adjacentes (Amcaba), Marcos Aguiar, expôs problemas relacionados à falta de arborização no bairro e à construção de espaços comerciais sem a atenção ao espaço para o plantio de árvores, o que cria zonas de calor.

Outro assunto abordado durante a reunião foi a poda irregular de árvores. Engenheiro da Secretaria Municipal de Obras, Reinaldo Forti disse que observou um "grande desrespeito" com a raiz das árvores em podas executadas pela cidade. "É uma intervenção irregular. As pessoas fazem esses cortes sem critério nenhum, é irresponsável." Forti reivindicou a criação de ações, pelo Executivo, para a resolução do problema.

O IPTU Verde também foi tema de considerações de Sebastianes, que sugeriu a criação de uma proposta relacionada à medida que promova o incentivo à sustentabilidade, em parceria com o projeto Pira no Clima. "Tem muitas coisas que podem ser feitas para que as pessoas passem a querer ter árvores e entender seus benefícios", afirmou.

A engenheira e assessora Silvia Morales, vereadora eleita pelo PV, avaliou como positiva a oportunidade de reunião de profissionais para a discussão da arborização e destacou os conhecimentos adquiridos por meio das atividades do Fórum.



Texto:  Larissa Souza


Fórum de Arborização Urbana

Notícias relacionadas