PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE ABRIL DE 2021

Comissão de acompanhamento reforçará políticas de arborização


Reunião mensal do Fórum Permanente de Arborização Urbana também focou a implantação do IPTU Verde e outras propostas que visam a defesa ambiental de Piracicaba.



EM PIRACICABA (SP)  

Comissão de acompanhamento poderá dinamizar políticas de arborização

Comissão de acompanhamento poderá dinamizar políticas de arborização

Sílvia Morales

Sílvia Morales

Josef Borges

Josef Borges

Marcos Yassuo

Marcos Yassuo

Marcelo Leão

Marcelo Leão
Salvar imagem em alta resolução

Comissão de acompanhamento poderá dinamizar políticas de arborização



O Fórum Permanente de Arborização Urbana, sob a coordenação dos vereadores Silvia Morales (PV), do mandato coletivo "A Cidade É Sua", e Josef Borges (Solidariedade) se reuniram nesta quarta-feira (14), às 9h30, via online, pela plataforma Zoom para avaliar a continuidade de políticas públicas que respaldam o setor ambiental de Piracicaba. As discussões temáticas ainda podem se acessadas pelo Youtub do Fórum. Clic aqui.

A reunião contou com as explanações do titular da Sedema (secretaria municipal de Defesa do Meio Ambiente), Marcos Yassuo Kamogawa e o engenheiro agrônomo, Marcelo Leão, da Propark Paisagismo e Ambiente, que elaborou o Plano de Arborização de Piracicaba, além de outros integrantes do Fórum e técnicos da Sedema, que ratificaram os encaminhamentos finais da reunião, passando pela criação de uma comissão com integrantes do próprio Fórum, de acompanhamento do plano perante o Executivo e a Câmara.

Além de abordarem sobre a implantação em Piracicaba do chamado IPT verde, que já é realidade em outros municípios, no estímulo para a criação de calçadas verdes, plantio correto de árvores e outras iniciativas visando o despertar do cidadão sobre a importância da preservação ambiental. 

Também foi postulado a realização de audiência pública ou fórum mais ampliado, visando o  detalhamento do plano, nas suas 400 páginas, a começar pelo fim, na observação de dados técnicos e apontamentos que possam consolidar o trabalho minucioso e profissional que foi desprendido com o plano, a partir de experiência bem sucedida no Estado do Paraná.

Na reunião também foi discutido a questão da retirada de árvores de grande porte, em substituição a espécies que nem sempre estão condizentes com a cidade, a exemplo das leucenas. Além de considerações sobre elaboração de emendas que possam respaldar leis já existentes.

O Fórum está estruturado na Câmara Municipal de Piracicaba, a partir do projeto de decreto legislativo 67/2018, que resultou no decreto legislativo 2/2019.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Fórum de Arborização Urbana Josef Borges Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas