25 DE ABRIL DE 2024
Lídice Salgot conta a trajetória de seu pai, Francisco Castillon, que teve o mandato interrompido por conta do AI-5
Programa "Câmara Convida" vai ao ar nesta sexta-feira (26), a partir das 13h, na TV Câmara
O programa Câmara Convida desta sexta-feira (26), exibido pela TV Câmara Piracicaba, terá como convidada especial Lídice Salgot, para uma entrevista sobre sua história familiar e as marcas deixadas pela ditadura militar no Brasil. Ela é filha de Francisco Salgot Castillon, um político que teve sua trajetória interrompida pelo regime ditatorial. Ele foi prefeito de Piracicaba na década de 1960 e, posteriormente, foi cassado pelo AI-5 em outubro de 1969.
A participação de Lídice Salgot no programa traz relatos e reflexões sobre os impactos pessoais e políticos da ditadura. Através das experiências de sua família, é possível compreender melhor os momentos de tensão, perseguição e resistência vivenciados durante aquele período da história do Brasil.
Em suas memórias, Lídice compartilha detalhes sobre a prisão de seu pai, os dias de incerteza e temor, mas também a resiliência e a luta por justiça. O relato é de uma família que enfrentou os desafios impostos pela ditadura. A participação dela também é uma oportunidade para refletir sobre os desafios atuais da democracia e os riscos de retrocesso.
A entrevista é conduzida pelo jornalista Erich Vallim Vicente e tem participação de Bruno Didoné de Oliveira, servidor do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, que desenvolve trabalho de pesquisa sobre os impactos da ditadura na Câmara de Piracicaba. Esse material está publicado (em quatro reportagens no site oficial do Legislativo, na série Achados do Arquivo – Especial.
O programa Câmara Convida será exibido a partir das 13h, na TV Câmara Piracicaba, pelos canais 11.3 em sinal aberto de TV digital, 4 da Net/Claro e 9 da Vivo Fibra. Além disso, a transmissão estará disponível nas mídias digitais, no Facebook "Câmara Municipal de Piracicaba" e Youtube "TV Câmara Piracicaba".