PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE FEVEREIRO DE 2021

Falta de insumos para portadores de diabetes motiva requerimento


Requerimento 175/2021 é de autoria do vereador Cássio Fala Pira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Cássio Fala Pira (PL)






A não distribuição gratuita de insumos aos usuários portadores de diabetes mellitus insulino-dependentes motivou o requerimento 175/2021, de autoria do vereador Cassio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL). O requerimento foi aprovado durante a 5ª reunião ordinária de 2021, nesta segunda-feira (15).

De acordo com Cássio Fala Pira, várias reinvindicações e reclamações chegaram em seu gabinete por causa da falta de insumos destinados ao monitoramento da glicemia capilar dos portadores de diabetes mellitus, insumos que “são essenciais para uma vida mais segura aos pacientes diabéticos”.

O texto do requerimento cita o artigo primeiro da Lei Federal nº 11.347 de 2006 que fala sobre o fornecimento de medicamentos e materiais necessários à sua aplicação e monitoramento da glicemia capilar dos portadores de diabetes mellitus.

“Diabete mellitus é uma doença crônica e é indispensável um acompanhamento medindo diariamente sua glicemia para o seu controle, e para isso é necessário o aparelho medidor (glicosímetros), autocuidado aos diabéticos insulino-dependentes, juntamente com as tiras reagentes de medida de glicemia capilar”, diz o texto do requerimento.

Cássio Fala Pira, pede que o Executivo responda qual o número de pacientes portadores de diabetes mellitus insulino-dependentes e que estão cadastrados no cartão SUS, se estão sendo fornecidos tanto os aparelhos como os insumos e caso os insumos estejam realmente em falta, qual o motivo e a previsão para que voltem a ser fornecidos.

"Tem muita gente reclamando da falta de aparelho, das tirinhas - reagentes da medida de glicemia.  A demanda é muita, são muitos pedidos dessas pessoas que estão com a falta dessa tira, muitos tem a maquininha mas não tem a tira, tá faltando no SUS", disse o vereador durante a reunião ordinária desta segunda-feira (15).

 



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Cassio Luiz

Notícias relacionadas