10 de setembro de 2025
Fabíola Moraes Pousa recebe 'Título de Cidadã Piracicabana' em solenidade
Homenagem foi entregue pelo vereador Gustavo Pompeo em cerimônia na tarde desta quarta-feira, no salão nobre da Câmara
Amigos e familiares enalteceram a trajetória de vida e a atuação em causas sociais de Fabíola Moraes Pousa, agraciada na tarde desta quarta-feira (10) com o "Título de Cidadã Piracicabana", em solenidade no salão nobre da Câmara. A homenagem partiu do vereador Gustavo Pompeo (Avante), autor do decreto legislativo 35/2025.
Nascida em Parnaíba (PI), em 15 de dezembro de 1981, Fabíola conheceu Piracicaba há 22 anos, em visita a uma tia. Contudo, o encanto pela cidade, o emprego que conseguiu em uma livraria e a possibilidade de reviver no interior paulista as tradições do Nordeste fizeram a passagem temporária, inicialmente de uma semana, tornar-se escolha permanente.
"Estou muito grata ao vereador por essa homenagem. Vim para Piracicaba ficar só uma semana, aqui era uma cidade grande para mim, e me acostumei com essa cidade linda. Amo Piracicaba e desde sempre queria esse título. Não faço as coisas que faço em Piracicaba a troco de nada, mas porque a amo mesmo", disse Fabíola, emocionada.
Formada em gestão pública, a mais nova cidadã piracicabana foi funcionária da Prefeitura e assessora parlamentar na Câmara. É casada com Reinaldo José Pousa, secretário-executivo municipal de Transportes Internos, mãe de Raphael e fundadora do Centro de Tradições Nordestinas, que promove eventos como o "Encontro Nordestino de Piracicaba e Região" e o "Arraiá Nordestino".
"Sempre trabalhei na questão social, porque meu sonho era me tornar uma assistente social, que era tudo que eu gostava de fazer. E hoje sou formada em gestão pública, que também tem tudo a ver. Então, só tenho a agradecer todas essas minhas andanças e a todas as pessoas que estão aqui", completou a homenageada, que foi recepcionada no salão nobre por amigos vestidos como cangaceiros.
Gustavo Pompeo exaltou a identificação da homenageada com a cidade que a acolheu e o papel de Fabíola na organização de eventos que evocam a cultura nordestina. "Se não tiver quem organize com os parceiros, essas coisas não acontecem. O reconhecimento da Câmara é em nome de todo o trabalho e do tempo que você dedicou, as ações que pensou."
"O pertencimento é o que faz a pessoa se identificar com a cidade. Não é o 'Título de Cidadã Piracicabana' que a torna piracicabana, apenas, mas o fato de você reconhecer essa cidade também como seu lar. Você já se sentia pertencente a nós, mas agora oficialmente a Câmara assim o faz, e nada melhor do que comemorar com as pessoas que te amam", concluiu o vereador.
Amigos de Fabíola que compuseram a mesa diretiva da solenidade também se dirigiram à homenageada. "Esta é uma merecida homenagem, por sua história e pelo trabalho que faz para manter viva a memória nordestina, além de ser politicamente ativa", disse a primeira-dama do município, Valkiria Callovi, presidente do Fundo Social de Solidariedade.
"Fabíola é uma pessoa cuja trajetória de vida e dedicação justificam com louvor a entrega do 'Título de Cidadã Piracicabana'. Celebramos mais do que uma conquista: celebramos uma história marcada por comprometimento, ética e amor por Piracicaba. Desde que chegou aqui, Fabíola não apenas se integrou à nossa comunidade, mas se tornou parte essencial dela, com participação nas causas coletivas e espírito piracicabano, acolhedor e solidário. Que este momento sirva de marco para tudo o que construiu aqui", afirmou a vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Luciene Aguiar.
"Fabíola é inovação, resiliência e, acima de tudo, amor, e por isso está aqui hoje: por onde passa distribui muito do amor que tem. Uma amiga que adivinha os pensamentos e os momentos difíceis", comentou Vilanir Braz, delegada do Creci-SP.
Fabíola receber o "Título de Cidadã Piracicabana" também é "um reconhecimento pelo trabalho que fez", segundo o presidente do Sindicato dos Dentistas, César Shimith, e "estímulo para continuar sua jornada", nas palavras do pastor Saulo Jardim, da Igreja Nazareno Jardim Elite.
A presidente estadual do Podemos Mulher, Alessandra Algarin, disse que Fabíola, com atuação em questões sociais, "veio para construir pontes". "Uma sociedade democrática passa pelas mulheres ocupando os espaços de poder", acrescentou. Diretora de comunicação do Centro de Tradições Nordestinas, Ariana Araújo classificou a entrega do título como "um dia emocionante para marcar a história" da homenageada.
A solenidade também teve a presença dos vereadores Gesiel de Madureira (MDB) e Josef Borges (PP) e dos secretários municipais João Victor Blasco (Administração e Governo), Clarissa Quiararia (Turismo), José Luiz Ribeiro (Trabalho, Emprego e Renda) e Edson Bucci (Meio Ambiente).
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara
NOTÍCIAS RELACIONADAS
11 de setembro de 2025
11 de setembro de 2025
11 de setembro de 2025
09 de setembro de 2025