09 de setembro de 2025

Fabíola Moraes Pousa recebe 'Título de Cidadã Piracicabana' nesta quarta, às 16h

Solenidade, no salão nobre da Câmara, é uma iniciativa do vereador Gustavo Pompeo

Natural de Parnaíba (PI), Fabíola Moraes Pousa receberá nesta quarta-feira (10), em solenidade no salão nobre da Câmara, o "Título de Cidadã Piracicabana", proposto pelo vereador Gustavo Pompeo (Avante) no projeto de decreto legislativo 57/2025. A cerimônia tem início às 16h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara, sintonizada nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, no site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv e nos perfis no Facebook e no YouTube.

Nascida em 15 de dezembro de 1981, Fabíola, "nordestina de origem e essência, enfrentou desde cedo os desafios da vida com coragem, resiliência e um coração voltado ao próximo.  Criada por seu pai, Antônio Moraes, e acolhida com carinho por sua madrasta, Rosa, cresceu em um ambiente de afeto e valores sólidos, que moldaram a mulher de fibra que viria a se tornar", destaca Gustavo Pompeo.

Fabíola mudou-se para São Paulo aos 20 anos, "movida pelo desejo de reencontrar sua mãe, e, logo em seguida, conheceu Piracicaba, cidade que a acolheu de braços abertos e onde fincou raízes profundas". Em 2006, seu amor pela cultura nordestina a levou a fundar o Centro de Tradições Nordestinas, iniciativa que deu origem ao "Encontro Nordestino de Piracicaba e Região" e ao "Arraiá Nordestino", eventos que exaltam a riqueza cultural do Nordeste e colocam Piracicaba em destaque no calendário das festividades juninas do Estado.

"Sua atuação não se limita à cultura: Fabíola também trilhou um caminho de compromisso com as causas sociais, a inclusão e a valorização das pessoas. Como assessora parlamentar e participante ativa de conselhos municipais, contribuiu diretamente para o fortalecimento da cidadania e da justiça social", continua o vereador.

"Casada com Reinaldo José Pousa e mãe de Raphael, Fabíola representa a mulher guerreira, solidária e apaixonada por transformar a realidade ao seu redor. Durante a pandemia, manteve-se firme no propósito de ajudar, amparando famílias e resgatando dignidades. O 'Título de Cidadã Piracicabana' reconhece sua contribuição singular para o desenvolvimento social e cultural do município", conclui o autor da homenagem.

Texto: Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583