08 de setembro de 2025

Estúdio da TV Câmara receberá o nome da jornalista Patricia Sant’Ana

Proposta foi apresentada pelo vereador Wagnão e aprovada em plenário

O projeto de resolução 1/2025, de autoria do vereador Wagner de Oliveira (PSD), o Wagnão, que denomina o estúdio da TV Câmara da Câmara Municipal de Piracicaba como “Patrícia de Moraes Sant’Ana”, localizado no térreo do prédio anexo, foi aprovado durante a 48ª reunião ordinária, realizada nesta segunda-feira (8).

De acordo com a proposta, a iniciativa tem como objetivo imortalizar a memória de Patrícia de Moraes Sant’Ana em um espaço onde a servidora pública da Câmara Municipal de Piracicaba prestou relevantes serviços à sociedade, por meio de sua atuação profissional.

O autor da propositura, vereador Wagnão, afirmou que Patrícia foi uma grande amiga. “Era filha de um grande amigo meu, o sr. Ivan. Patrícia trabalhou por 29 anos nesta Casa de Leis, foi vítima de uma parada cardiorrespiratória e veio a falecer. A Patrícia, inclusive, tinha uma irmã que também faleceu, e hoje prestamos essa homenagem”, declarou. O parlamentar destacou ainda que Patrícia foi, por duas vezes, coordenadora regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo em Piracicaba. “Agradeço o voto de todos e que fique eternizado o nome dela”, completou.

O vereador Felipe Jorge Dário (Solidariedade), o Felipe Gema, lembrou a ligação de Patrícia com o XV de Piracicaba. “O filho dela cresceu junto de nós na torcida Esquadrão. A Patrícia também me ajudou bastante nas questões políticas. Em 2022, quando assumi como vereador por 30 dias, logo após o falecimento da irmã dela, conseguimos denominar uma rua em homenagem à sua irmã”, relatou.

A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, destacou a sensibilidade da iniciativa de Wagnão. “Pode parecer pouco, mas é o lugar certo. Fica eternizado: todo mundo que passar pelo estúdio vai lembrar da Patrícia. Isso tem o mesmo sentido da nomeação do refeitório em homenagem à Madalena. Acho significativo e importante”, afirmou.

O vereador Fábio Silva (Republicanos) também parabenizou Wagnão pela homenagem. “Quando trabalhei aqui com o vereador Gustavo Herman, de 2000 a 2008, tive a oportunidade, por diversas vezes, de estar com a Patrícia, uma grande profissional”, disse.

Trajetória - Patrícia de Moraes Sant’Ana nasceu em 30 de março de 1972, em São Paulo (SP). Filha de Ivan Antunes de Sant’Ana e Maria Everalda de Moraes Sant’Ana, sempre teve a presença da família em sua formação. Aos 6 anos, ganhou a irmã Juliana de Moraes Sant’Ana. Aos 14, mudou-se com a família para Piracicaba.

Após concluir o Ensino Médio, estudou espanhol básico e já manifestava o desejo de ser jornalista. Foi incentivada por Roberto Cabrini a seguir a profissão. Formou-se em Jornalismo pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e, em seguida, prestou concurso público na Câmara Municipal de Piracicaba, onde atuou por 29 anos no Departamento de Comunicação Social.

Ao longo de quase três décadas, cobriu as atividades legislativas, acompanhou visitas de vereadores às comunidades e foi responsável pela Rádio Câmara Web, onde produzia spots de áudio enviados às rádios da cidade.

Também teve atuação sindical, sendo uma das representantes mais engajadas da categoria em Piracicaba. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de coordenadora regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, função que exerceu por dois mandatos consecutivos.

Patrícia faleceu em 27 de agosto de 2024, aos 52 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Deixou um filho, Leonardo, então com 18 anos.

Texto: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS