20 de dezembro de 2021
Especialistas discutem inclusão de pessoas com deficiência
Vereador André Bandeira discute projetos e parcerias para promoção de melhor qualidade de vida para pessoas com deficiência
Possibilidades de programas voltados às pessoas com deficiência foram discutidas na tarde desta segunda-feira (20) na Câmara Municipal de Piracicaba. O vereador André Bandeira (PSDB) recebeu a especialista em acessibilidade na área de TI (tecnologia da informação) Ana Palla, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, em uma conversa intermediada pelo advogado Dionísio Ferres e pela presidente da Associação Brasil Parkinson - Núcleo Piracicaba, Silvia Simões. O coordenador de projetos solidários voluntários do CLQ (Colégio Luiz de Queiroz), Douglas Simões, também participou do encontro.
O grupo discutiu oportunidades de parcerias viabilizadas por Ana Palla e apresentou ideias que serão formatadas para viabilização de planos. A especialista em acessibilidade na área de TI comentou de possibilidades e dificuldades na promoção de inclusão na tecnologia. Ela falou sobre sua experiência no campus de Maryland, onde existem ferramentas específicas para alunos com deficiência, que tratam questões como alimentação, moradia e aprendizado acadêmico.
A especialista ponderou que mesmo com esse sistema é difícil obter dados sobre as pessoas com deficiência no campus. "Não querem ser estigmatizados, então alguns alunos com deficiência evitam usar os recursos nas disciplinas", disse. André Bandeira comentou que a obtenção de informações estatísticas também é difícil em Piracicaba. "Aqui na cidade temos uma dificuldade de trabalhar políticas públicas de forma assertiva, porque precisamos ter dados", relatou o parlamentar.
PRÁTICA ESPORTIVA - Ainda durante a reunião, os integrantes discutiram o impacto do esporte na vida das pessoas com deficiência, tanto na inclusão como na autoestima. "Para a pessoa que tem Parkinson, é fundamental para melhorar a qualidade de vida", mencionou Silvia Simões.
O grupo sugeriu ideias para implementação de programas esportivos voltados para as pessoas com deficiência no município, como a utilização de locais públicos para a promoção de atividades físicas.
Os participantes da reunião consideraram meios para implementar políticas destinadas a esse grupo, como a elaboração de um relatório para empresas privadas incentivarem a acessibilidade no mercado de trabalho. "É necessário começar a ter um diálogo com as empresas", disse Dionísio Ferres.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão: Ricardo Vasques - MTB 49.918
NOTÍCIAS RELACIONADAS
15 de setembro de 2025
15 de setembro de 2025
12 de setembro de 2025
12 de setembro de 2025