15 de agosto de 2025
Escritora piracicabana receberá moção de aplausos por novo lançamento literário
Homenagem à escritora e juíza de direito Eliete de Fátima Guarnieri pelo lançamento do último livro da “Trilogia dos Quandos” foi aprovada na noite desta quinta (14)
A escritora piracicabana, juíza de direito e musicista Eliete de Fátima Guarnieri será homenageada pela Câmara Municipal de Piracicaba com uma moção de aplausos, proposta pelo vereador Fábio Silva (Republicanos).
A honraria reconhece o lançamento, em 10 de julho, do livro Quando o Coração Sangra, terceira obra que encerra a trilogia literária informalmente denominada “Trilogia dos Quandos”, iniciada com Quando o Estômago Grita (2023) e seguida por Quando a Alma Viaja (2024).
“A trilogia, embora composta por livros independentes, forma um círculo simbólico de abordagens sobre os sentimentos humanos, navegando por temas como dor, angústia, afeto, inquietude e introspecção”, traz Fábio Silva no texto da moção 181/2025.
A propositura, aprovada pelo plenário na noite desta quinta-feira (14), na 41ª Reunião Ordinária, detalha que a trilogia, inicialmente pensada como um projeto singular, “ganhou forma a partir do incentivo de sua filha, a também escritora Isabella Guarnieri Gregório, e se consolidou como uma expressão potente da literatura brasileira contemporânea. Com narrativas curtas, provocativas e intensas, Eliete explora as profundezas da alma humana, questionando os limites da dor e da maldade, e propondo ao leitor uma jornada de descobertas internas”.
A moção de aplausos ainda destaca a trajetória acadêmica e profissional de Eliete, formada em Direito pela USP e juíza de direito desde o ano 2000, bem como a sua atuação, desde 2024, nas artes, educação pública e na Academia Piracicabana de Letras.
“Diante dessa trajetória rica, plural e inspiradora, e da profundidade simbólica contida na obra Quando o Coração Sangra, esta Moção de Aplausos é não apenas um gesto de reconhecimento formal, mas uma expressão da admiração coletiva por uma mulher que transforma palavras em espelhos da humanidade, e que faz da literatura um ato de coragem e empatia”, finaliza o parlamentar no texto.
A data e o local de entrega da moção de aplausos à escritora ainda serão divulgados.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
15 de agosto de 2025
12 de agosto de 2025
08 de agosto de 2025
07 de agosto de 2025