
25 DE ABRIL DE 2014
"Hélio foi mestre por excelência, vivendo o magistério em sua plenitude, num verdadeiro sacerdócio", ressalta Pedro Cruz, autor da propositura que homenageia o professor.
Projeto de lei de Pedro Cruz foi aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira
Foi aprovada, na reunião ordinária desta quinta-feira (24), a nova redação ao projeto de lei 356/2013, do vereador Pedro Cruz (PSDB). A propositura denomina de "Professor Hélio Casale Padovani" a Escola Municipal de Educação Infantil localizada na rua Maria José Bonassi da Silveira Nunes, no loteamento Recanto da Água Branca, no bairro Água Branca.
Filho do comerciante Arthur Padovani e da professora Catharina Casale Padovani, Hélio nasceu em Piracicaba, em 16 de outubro de 1917. Foi casado com a professora Hermelinda Furlan Padovani, com quem teve os filhos Maria Ângela (casada com Antonio Admir Facco), Ana Maria (falecida na infância) e Arthur Padovani Neto (casado com Carmem Lúcia do Prado Padovani, com quem teve os filhos Rosália e Felippe).
Em 1937, Hélio concluiu o Curso de Formação Profissional do Professor, em Piracicaba. Na cidade, lecionou na "Sud Mennucci", no "Colégio Piracicabano", na Escola Mista da Vila Paulista e na "José Romão", até se aposentar, em 1977.
Paralelamente ao trabalho como professor efetivo, Hélio mantinha em casa o Curso Preparatório de Admissão ao Ginásio, frequentado por centenas de crianças de diferentes classes sociais.
"O professor Hélio foi um mestre por excelência, vivendo o magistério em sua plenitude, num verdadeiro sacerdócio. Vibrava com as vitórias e as conquistas das "suas" crianças. Um aluno era como um filho a mais, a quem dava o carinho, o amparo, a orientação nas lições e as reprimendas bem dosadas, quando necessárias", afirma Pedro Cruz, com base em depoimentos de ex-alunos do homenageado.
O vereador recorda que Hélio "exultava de alegria quando seus alunos eram aprovados para as mais renomadas escolas públicas da cidade". "Temos certeza de que hoje muitos profissionais de diferentes áreas, como agronomia, engenharia, medicina, direito, magistério e odontologia, foram alunos do competente professor Hélio", completa Pedro Cruz.
Hélio morreu em Piracicaba, em 10 de março de 2011, aos 93 anos.