
27 DE MAIO DE 2025
André Bandeira participou do programa Primeiro Tempo e comentou ações do mandato nas áreas de inclusão e desenvolvimento econômico
Vereador André Bandeira (PSDB)
O vereador André Bandeira (PSDB) foi o entrevistado do programa Primeiro Tempo, exibido pela TV Câmara Piracicaba nesta segunda-feira (26).
Na conversa, André Bandeira destacou a realização da 9ª Ação de Empregabilidade, promovida na Vila Rezende, que reuniu 36 empresas e atraiu cerca de duas mil pessoas em busca de uma vaga no mercado de trabalho. Ele afirmou que a iniciativa não utiliza recursos públicos e é organizada voluntariamente por seu gabinete. “É uma ação bastante positiva e que traz resultado efetivo para quem está em busca de espaço no mercado de trabalho”, disse.
Ele também comentou as reuniões que mantém com o Executivo para fomentar a atração de novas empresas para o município. Segundo o vereador, apesar do envio de projetos de lei que criam três novos distritos industriais, é necessário ampliar áreas já consolidadas, como os distritos Uninorte e Unileste. “Esses locais já têm toda a infraestrutura, facilitando a logística do município”, explicou.
André Bandeira relatou ainda a atuação de seu mandato para destravar a liberação de alvarás de empresas interessadas em se instalar em Piracicaba. “Foi depois que começamos a intervir que a prefeitura liberou o alvará de uma empresa que pode gerar cerca de mil empregos”, afirmou. Ele criticou a demora nos processos burocráticos e defendeu mais agilidade para permitir que empresas operem e recolham tributos ao município. “Temos que facilitar a vida do empreendedor”, completou.
Outro tema abordado foi a política municipal para pessoas com deficiência e com fibromialgia. O vereador lamentou que as carteirinhas de identificação ainda não estejam sendo emitidas, apesar de leis aprovadas nos últimos anos. “Estamos cobrando a Secretaria de Saúde para que isso seja implementado de uma vez por todas”, disse.
Ao final da entrevista, André Bandeira se posicionou de forma contrária à cobrança da nova taxa de iluminação pública, a COSIP, aprovada recentemente e que será aplicada a todos os imóveis do município, inclusive àqueles que não estão conectados à rede elétrica. O vereador classificou a medida como injusta e criticou a duplicidade de cobrança. “Piracicaba sempre pagou sua iluminação com os tributos que já arrecada. Agora, além do IPTU, a população terá que arcar com essa nova taxa”, afirmou. Ele destacou que a justificativa apresentada pela Prefeitura — a de ampliar a rede de iluminação — não se sustenta, uma vez que, segundo ele, essa responsabilidade já é dos empreendedores que implantam novos loteamentos e condomínios.
Confira, no vídeo, a entrevista completa do vereador André Bandeira.