PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE DEZEMBRO DE 2021

Entre amigos, Helena Lima se emociona ao se tornar Cidadã Piracicabana


Título foi entregue pelo vereador Cássio Fala Pira em solenidade no salão nobre, na noite desta sexta-feira.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 26) Salvar imagem em alta resolução

Empresária Helena Lima recebeu título de "Cidadã Piracicabana" em solenidade nesta sexta-feira

Empresária Helena Lima recebeu título de "Cidadã Piracicabana" em solenidade nesta sexta-feira
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (5 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (6 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (7 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (8 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (9 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (10 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (11 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (12 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (13 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (14 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (15 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (16 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (17 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (18 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (19 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (20 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (21 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (22 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (23 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (24 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (25 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (26 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Empresária Helena Lima recebeu título de "Cidadã Piracicabana" em solenidade nesta sexta-feira






Mencionando, pelo nome, a cada amigo presente no salão nobre da Câmara, Helena Maria de Jesus Oliveira Lima foi às lágrimas ao receber o título de "Cidadã Piracicabana", em solenidade na noite desta sexta-feira (17). A homenagem a Lena Salgados, como a empresária é conhecida, foi entregue pelo vereador Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL).

A trajetória de superação de Lena, das noites dormidas nas ruas de São Paulo ao sucesso com a lanchonete na avenida Rio das Pedras, foi destacada nas falas de autoridades durante a cerimônia e em vídeo produzido pelo Departamento de Comunicação da Câmara. Os gestos solidários da empresária, que incluem distribuição de marmitas e ajuda na obtenção de emprego, também foram lembrados.

Nascida em Araraquara (SP), Lena mudou-se para a capital paulista com três meses de idade. "Minha mãe tinha muitos filhos, só que ela batia muito e meus irmãos foram embora cedo. Quando fiz 14 anos, fui morar nos bancos da praça da Sé. Fiquei até os 19 anos em São Paulo e tive um marido que me espancava, dava coronhadas. Fui para Campinas, Brasília, Rio de Janeiro, Santos e, depois, Piracicaba. Falei: 'Que nome engraçado, estranho'", relatou a homenageada, no vídeo.

Na terra da qual agora recebe o título de cidadã, Lena conheceu Nilton, seu marido há 33 anos, formou família e tornou-se famosa pela venda de salgados a R$ 1. Hoje empresária, encampa diversas ações solidárias e congrega cerca de 40 mulheres em um grupo de empoderamento feminino. Ao receber a homenagem da Câmara, pelas mãos de Cássio, chorou copiosamente.

"Sou grata a Deus, ao meu esposo, ao Cássio, às pessoas que fazem o bem, que me levam um quilo de arroz, um par de sapatos, a todas que direta e indiretamente me ajudam. Juntos vamos muito mais longe. Não tenho palavras para agradecer o amor de vocês", disse a empresária, logo após receber o título.

Cássio destacou a amplitude do trabalho de Lena. "Difícil seria somar a quantidade de comida distribuída, os cabelos cortados e os banhos oferecidos na praça", disse o vereador, acrescentando que as pessoas que buscam a empresária sempre saem "com algo para saciar a fome e com o espírito alimentado por suas experiências, força e palavras".

O vereador enfatizou que o título de "Cidadã Piracicabana" constitui "uma das maiores honrarias que este Parlamento pode conceder". "Você veio de São Paulo, passou fome e frio e chegou aqui para ser vitoriosa ao lado do marido e da família. Continue essa luta, deixe esse legado, passe esse bastão para seus filhos. Que eles continuem essa luta árdua, porque sempre vai existir alguém com fome ou frio, infelizmente."

Vereadores presentes na solenidade reiteraram os elogios a Lena. "A história da Lena é incrível, de uma mulher de luta, que tem um coração gigante e que sempre esteve trabalhando e pensando no próximo. Ensina que temos que ser menos apegados a bens materiais e ter o coração aberto ao próximo", afirmou Thiago Ribeiro (PSC).

"A história da Helena é a de muitas outras Helenas. Quero parabenizá-la pela superação, uma história de dor, sofrimento e violência, e por hoje você estar aqui recebendo essa honraria. De fato é merecedora, porque tem contribuído para que outras pessoas possam também ter uma vida de superação. Isso é prestar a solidariedade na autoridade, é colocar-se no lugar do outro para fazê-lo sair da condição em que se encontra. Piracicaba te recebe de braços abertos", declarou Rai de Almeida (PT).

"A irreverência de Lena nos contagia, pessoa que alegra os nossos corações. Pelos seus relevantes serviços em todos esses anos à sociedade piracicabana, não tenho dúvidas de que você é merecedora disso e muito mais", disse Paulo Campos (Podemos), citando que sua história de vida e a de Helena são "muito semelhantes". "Graças a Deus, somos vencedores."

O deputado estadual Alex de Madureira (PSD) exaltou o valor da homenagem. "Nascer numa cidade já é uma responsabilidade, porque é onde você tem suas raízes, mas se tornar um cidadão por um titulo outorgado por uma autoridade traz uma responsabilidade muito maior, porque você passa hoje, de fato e de direito, a ser uma cidadã piracicabana."

O pastor Fernando Favoretto, do movimento EuToNaFé, comparou os gestos de Helena ao que pediu Jesus. "Helena entendeu o grande amor de Deus na vida dela através de Jesus e se tornou, primeiro, uma cidadã do céu. Com esse amor em seu coração, entende que, no que faz para poder ajudar as pessoas, está declarando o amor de Jesus."



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Homenagem Cassio Luiz

Notícias relacionadas