PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE NOVEMBRO DE 2022

Encontro on-line discute procedimentos sobre primeiros socorros


Evento foi realizado pela Escola do Legislativo na tarde desta sexta-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Pedro Kawai (PSDB)

Vereador Pedro Kawai (PSDB)
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Palestrante Leandro da Silva Souza

Palestrante Leandro da Silva Souza
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Vereador Pedro Kawai (PSDB)





"O que precisamos saber sobre Primeiros Socorros?" Esse foi o tema da palestra em formato on-line realizada na tarde desta sexta-feira (25), no formato on-line pela Escola do Legislativo "Totó Danelon", da Câmara Municipal de Piracicaba (SP).

A abertura do evento contou com a presença do vereador Pedro Kawai (PSDB), coordenador da Escola, que agradeceu a todos os participantes pelo interesse de um assunto importante que "muitas vezes não é discutido" e que salva vidas.

O evento foi direcionado a servidores públicos, alunos de escolas municipais e população em geral. A palestra foi ministrada por Leandro da Silva Souza, doutor pela Faculdade de Medicina da USP, e que dedica a maior parte do seu tempo a capacitar a população brasileira sobre primeiros socorros.

“Primeiros socorros é uma necessidade básica; é importante saber o que fazer quando alguém passa mal perto de você”. Na abertura das explicações sobre o tema, Souza destacou, por fonte de pesquisas de estudos, que os brasileiros só buscam informações a respeito, "quando acontece um fato como esse por perto, como no âmbito familiar, por exemplo".

Sobre os primeiros cuidados básicos e qual número de emergência pedir ajuda, o palestrante orientou a identificar os canais de atendimento. Em casos de  acidentes clínicos como: desmaio, queda de pressão, acidentes domésticos, ligar 192, do Samu que é um serviço federal; em casos de acidente traumático, como um atropelamento em que a pessoa fica presas às ferragens ou deslizamento de terra, 193 do Corpo de Bombeiros, que é um serviço estadual.

O palestrante explicou que muitas pessoas querem ajudar a vítima, mas não sabe para qual número discar e, em alguns casos ao ligar, pedem a transferência da ligação de um órgão a outro, o que acaba demorando o atendimento à vítima por haver dificuldade de integração de sistema ou comunicação, por serem instituições diferentes.

Leandro citou a segurança do socorrista. "Nunca atender ninguém se a sua saúde ou segurança estiver sendo comprometida". O palestrante orientou a sempre usar proteção nas mãos como luvas, até mesmo um pano ou sacolas plásticas para se proteger, caso tenha algum fluído exposto da vítima, como exemplo sangue ou saliva e também a observar o ambiente em que está inserido se é seguro ou não, como uma rodovia muito movimentada.

Ele falou também sobre desmaio e seus mitos e o que fazer em casos como esse e explicou que a causa é a falta de circulação sanguínea. "Um fator importante é levantar as pernas da vítima, esse ato vai fazer com que aumente a circulação venosa fazendo o fluxo de sangue voltar ao normal". Leandro orientou a nunca dar nenhum tipo de líquido à vítima ao retornar do desmaio, pois ela não estava em seu nível de consciência total, sendo assim, o líquido  pode subir para o lugar errado.

Dois tópicos a serem abordados dentro do tema foram sobre ferimentos e queimaduras. O palestrante orientou sobre quais atitudes tomar: Em casos de ferimentos, se for superficial, pode lavar com água e sabão, se for profundo não colocar sabão, apenas  lavar em água corrente; caso sejam queimaduras, lavar apenas com água corrente e sem sabão ou fazer uso de um pano molhado para aliviar a dor.

O palestrante finalizou respondendo às perguntas que ocorreram durante a palestra e deixou  um recado muito importante a todos: "Sempre mantenha a calma quando alguém passar mal perto de você. Mantenha-se firme para saber o que fazer nesse momento".

A palestra foi realizada pelo aplicativo Zoom, com transmissão simultânea pelo YouTube da (Escola do Legislativo Piracicaba). Para conferir a íntegra, basta clicar no vídeo que acompanha a matéria.

 

 



Texto:  Elisandra C. de Campos
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121


Escola do Legislativo Legislativo

Notícias relacionadas