
28 DE JANEIRO DE 2021
Alessandra Bellucci esteve em São Vicente (SP), cidade referência em políticas públicas para causa animal
Equipe de funcionários da UBASA
Referência na saúde e proteção animal, a cidade de São Vicente, litoral de São Paulo, realiza castração gratuita dos animais, possui uma Unidade Básica de Saúde Animal (UBASA), que faz atendimento veterinário gratuito e um SAMU Animal, funcionando 24 horas. Com objetivo de conhecer os exemplos de políticas públicas que a cidade executa em prol dos animais, a vereadora e protetora dos animais, Alessandra Bellucci (Republicanos), visitou São Vicente, nesta quarta-feira (27). “Eu vim buscar números em cima do que é possível fazer e em cima do que nós temos”, explicou.
A vereadora, que havia visitado a cidade há 16 anos, ficou impressionada com o tratamento oferecido aos animais. Alessandra Bellucci visitou a Unidade Básica de Saúde Animal (UBASA) da cidade e conversou com o vereador e protetor dos animais, o médico veterinário Gustavo Palmieri (PSB). Foi o vereador que implantou a UBASA em São Vicente, enquanto era secretário do meio ambiente e defesa animal, usando os recursos do FUMPA (Fundo de Proteção aos Animais), criado por ele. “Foi uma complexidade para que isso acontecesse, juntou o poder público, o poder privado e a população da cidade. Hoje em São Vicente existe uma doação voluntária em todos os carnês de IPTU, no valor de R$ 15,00 e esse dinheiro cai direto no FUMPA”, explicou o vereador e protetor dos animais.
Atualmente a UBASA faz mais de mil atendimentos por mês. Eles realizam, gratuitamente, consultas ambulatoriais, cirurgias de pequena e média complexidade e também castrações. A Unidade de Saúde Animal está localizada na parte continental de São Vicente, região com mais de 150 mil habitantes. “São pessoas que não tem condições financeiras e necessitavam ter políticas públicas voltadas para o bem-estar animal”, disse o vereador.
A dona de casa Raquel Verônica Varela dos Anjos, foi à UBASA levar o gato que estava doente. Ela foi atendida no mesmo dia e a equipe de médicos veterinários fez um procedimento de desobstrução da bexiga do animal. “Eles trabalharam rápido para atender o bichinho e fizeram de tudo para ele sobreviver”, elogiou a dona de casa que, além de ter sido atendida gratuitamente, recebeu os remédios para tratar do gato em casa.
“É necessário ter uma atenção para essa causa, dar um suporte para o animal é dar um suporte para o protetor, é dar um suporte para o munícipe que não tem como cuidar do animal dele, então é uma área para visualizar com carinho”, afirmou a médica veterinária Aruska Caroline de Almeida Ferreira, umas das profissionais que trabalham na Unidade de Saúde Animal.
Para a vereadora e protetora dos animais, Alessandra Bellucci, São Vicente não parou no tempo. “Hoje a cidade tem a UBASA, que é a única do país, e foi feita com pessoas que arregaçaram as mangas, reformaram uma casa dentro de um bairro pobre. Lá dentro tem os veterinários, os agentes que também atendem os animais carentes. O que me trouxe aqui é o exemplo de compaixão, cidadania e vontade de fazer, com recursos e estrutura muito menores que os nossos, mas mostrando números maiores”, destacou Alessandra Bellucci.
Na visita ao Centro de Controle de Zoonoses de São Vicente, a vereadora foi recebida pela médica veterinária Stéfanie Mensingem Gonçalves, chefe do departamento, que mostrou as instalações do local. “Há 16 anos eu estive nesse local fazendo uma matéria com o intuito de levar como exemplo para nossa cidade. Na época, eles tinham um veículo que ia até as comunidades carentes para buscar os animais para castrar, hoje eles têm um castramóvel, que é menor que o nosso e faz de 30 a 40 cirurgias por dia, nos bairros afastados de São Vicente”, relatou Alessandra Bellucci. A vereadora e protetora dos animais destacou que apesar das instalações precárias, com um centro cirúrgico menor, e bem menos recursos e profissionais que Piracicaba, São Vicente apresenta “números fantásticos”. “Aqui eles castram 600 animais por mês e atendem uma média de 30 animais que passam por consulta, por cirurgia e tem a vida salva. São 600 animais castrados no Centro de Controle de Zoonoses e 200 no castramóvel. São 800 animais castrados por mês na cidade”, destaca a vereadora.
Alessandra Bellucci também foi recebida pela secretária do Meio Ambiente e Defesa Animal Marcia Jovito, que apresentou o trabalho desenvolvido pela secretaria em prol dos animais domésticos e silvestres. No encontro, a secretária ressaltou a importância de evitar e denunciar maus tratos, além realizar o acolhimento daqueles animais cujos donos não podem pagar tratamento. “Eu acho que a melhor coisa que existe é a troca de experiências, a vereadora me colocou que ela já tem experiência de 30 anos na área de proteção aos animais e a experiência dela pode nos ajudar, e a nossa experiência pode ajudá-la a implantar um sistema parecido com o que a gente tem aqui”, afirmou a secretária Márcia Jovito.
“Eu percebo que os animais daqui não são esquecidos, eles não estão desamparados, então é uma cidade que eu vejo como referência na causa animal, é uma cidade pequena, com menos habitantes que Piracicaba, com menos dinheiro e por que eles estão fazendo?”, questionou a vereadora. Alessandra Bellucci afirmou que após a visita a São Vicente, tem novas metas para o cuidado animal em Piracicaba. “Vamos também ser referência, e o que me trouxe aqui foi isso, que tudo pode mudar, basta ter vontade, compaixão e vontade de mudar a vida dos animais abandonados que precisam da gente”, disse.