08 de setembro de 2025
Vereadora acompanha cronograma de novas ações da Divisão de Proteção Animal
Alessandra Bellucci visitou a unidade na última sexta-feira (5), e foi recebida pelo veterinário Maurício Etecheberre, responsável pela Gerência de Bem-Estar Animal
As novas ações da Divisão de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, a partir da publicação do decreto 20.577, de 3 de julho de 2025, que regulamenta as atribuições e diretrizes para os serviços de proteção animal na cidade, motivaram a visita da vereadora Alessandra Bellucci (Avante) à Divisão, localizada no bairro Jupiá, na tarde da última sexta-feira (5).
A parlamentar foi recebida pelo médico veterinário Maurício Etecheberre, gerente do Bem-Estar Animal, responsável pela Divisão de Proteção Animal, pela Divisão de Zoológico e pela Divisão de Disque Animais.
Durante o encontro, Etecheberre destacou algumas das inovações trazidas pelo decreto, como as relativas à execução de serviços de castrações, atendimentos e procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos, manejo, fiscalizações e ações educativas da Proteção Animal.
Segundo Etecheberre, para atender às demandas da cidade, além da acolhida e dos cuidados oferecidos a mais de 50 cães e 40 gatos na unidade, e das consultas e castrações para pets de baixa renda via Termo de Cooperação com a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), a Divisão está prestes a implementar diversas novas ações.
Entre os exemplos estão o uso da Unidade Móvel, popularmente chamada de CastraMóvel, em locais com núcleos de gatos; a retomada de cirurgias gratuitas de baixa e média complexidade para a população de baixa renda e para protetores de animais; a elaboração de um projeto para um Pet-Park na unidade; e adequações estruturais no centro cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
"O centro cirúrgico passa por ajustes e modernizações necessárias em decorrência das exigências do próprio Conselho de Medicina Veterinária. Isso permite uma melhor dinâmica do processo e um melhor atendimento à população e aos animais. No mesmo formato, virá a Unidade Móvel. Hoje, temos uma média de 56 ou mais núcleos de gatos na cidade, o que gera uma demanda enorme por parte do poder público, protetores e munícipes por esse controle de natalidade", disse Etecheberre.
Ainda de acordo com o gerente, após a conclusão das esterilizações nos núcleos mais centrais, a Unidade Móvel atuará nas periferias e na zona rural. "É um projeto de trabalho para 20 anos. A própria Unidade Móvel tem várias funções. Além da castração, ela oferecerá educação ambiental, prevenção de zoonoses por meio de orientação, posse responsável e adoção. Será um veículo que levará informações de saúde animal e sobre a causa animal propriamente dita para a população", acrescentou.
Em breve, a prefeitura abrirá licitação para contratar a realização de 10 mil castrações itinerantes em bairros carentes, segundo Etecheberre.
"Todas essas mudanças são fruto de muita luta, de muita conversa e de muitas propostas levadas ao Executivo. Cuidar dos animais é cuidar das pessoas, é cuidar das famílias. Onde existe um animal abandonado, um animal maltratado, há uma família desestruturada. Nós precisamos do Bem-Estar Animal, nós precisamos dessas melhorias, nós precisamos do Castra Móvel que está a caminho e antes não tínhamos. Precisamos de todas essas ações", declarou a vereadora Alessandra Bellucci.
Ações em Andamento - Entre as ações que já estão em andamento, destacam-se as palestras educativas em escolas do município sobre temas como posse responsável, zoonoses, castração e adoção, e a elaboração do projeto de construção do Pet-Park. As instalações poderão ser utilizadas não apenas pelos animais tutelados na Divisão, mas também pela população em geral.
"Este espaço deverá ser utilizado para que os animais que aqui estão tenham uma qualidade de vida melhor até que saiam para adoção. Além disso, a população terá a oportunidade de vir em um sábado ou domingo, trazer o seu pet e aproveitar o espaço físico disponível", explicou Etecheberre.
Atendimentos e Cirurgias - O médico veterinário também ressaltou a existência de um Termo de Cooperação entre o município e a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), em vigor desde 2023, para a realização de atendimentos e cirurgias de baixa complexidade na Clínica Escola Veterinária da instituição.
"Este termo prevê o atendimento gratuito à população de baixa renda, mediante agendamento. Em breve, também ofereceremos cirurgias de baixa e média complexidade para a população necessitada", informou.
As castrações, atendimentos, cirurgias, bem como as diversas ações educativas e de recuperação de animais vítimas de maus-tratos, serão realizadas por 12 médicos veterinários da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e da Secretaria da Saúde.
De acordo com Etecheberre, o processo de castração nunca foi suspenso desde que assumiu a Gerência do Bem-Estar Animal. "Posso afirmar que, todos os dias, realizamos a esterilização de cães e gatos, machos e fêmeas, no serviço público. A redução no número de procedimentos em determinado período não significa que o serviço deixou de existir, mas sim que, no início do ano, foi necessário suspender a compra de alguns medicamentos devido a questões de licitação que precisavam ser revistas", explicou.
As castrações estão sendo realizadas por veterinários da Divisão na Clínica Escola Veterinária, devido ao acordo de cooperação. "Esses serviços continuam sendo feitos. Continuamos castrando e realizando vacinação antirrábica no local quando necessário. O atendimento clínico também nunca parou", garantiu.
"Temos veterinários da prefeitura que atendem gratuitamente e fornecem medicações sem custo para dar maior suporte a esses animais e à população carente. Atendemos aqui desde 2023, atualmente das 9h às 16h. Além disso, as castrações estão sendo realizadas aqui em parceria com o poder público, devido à reforma do centro cirúrgico do CCZ. Os veterinários vêm aqui para realizar esses procedimentos, dando continuidade à parceria entre a academia e o poder público, um projeto extensionista de longo prazo que retorna à população o que vemos em nossa rotina acadêmica", explicou Raphael Canciglieri, coordenador da Clínica Escola Veterinária da Unimep.
Todas as solicitações de atendimento devem ser feitas via 156 para entrar na programação, e as castrações devem ser agendadas pelo sistema ASPA.
Acolhimento e Adoção - Durante a visita, foi possível acompanhar o trabalho desenvolvido diariamente pelos profissionais da Divisão, que garantem a limpeza do local, cuidados veterinários, socialização de cães e gatos com atividades lúdicas e de adestramento, visando maiores taxas de sucesso nas adoções.
Os animais têm acesso a um solário e pista de caminhada, o que contribui para melhorias em sua saúde física e mental.
"Não adianta a prefeitura resgatar um animal, tirá-lo de uma situação de maus-tratos, se aqui dentro ele não tem bem-estar, amor, cuidado, limpeza, socialização e atenção. Nós somos o exemplo para o munícipe. O Bem-Estar Animal demonstra que os animais são importantes e precisam ser bem cuidados", afirmou a vereadora, elogiando o trabalho das equipes.
Os interessados em adotar um animal podem comparecer à Divisão de Proteção Animal de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 12h. "É importante ressaltar que todo animal que entra aqui sai chipado, vermifugado, vacinado e castrado. Os interessados podem nos contatar pelo telefone (19) 3434-3888", informou Maurício Etecheberre.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
NOTÍCIAS RELACIONADAS
02 de setembro de 2025
28 de agosto de 2025
26 de agosto de 2025
26 de agosto de 2025