18 de setembro de 2025

Em reunião ordinária, Câmara lança programa para ampliar acessibilidade

Projeto idealizado por servidores apresenta os 23 vereadores em Libras e com audiodescrição, promovendo inclusão de pessoas com deficiência visual e auditiva

Na 51ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta quinta-feira (18), foi realizado o lançamento do projeto de acessibilidade “Pega a Visão”, como parte da programação da Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência. Idealizada por servidores da Casa, a iniciativa apresenta os 23 vereadores em Libras e audiodescrição nos canais oficiais do Legislativo, ampliando a inclusão de pessoas com deficiências visual e auditiva.

Os autores do projeto, Emerson Pigosso, repórter cinematográfico, Aline Macário, jornalista, e Wander Viana Santos, assistente legislativo, apresentaram a dinâmica dos produtos desenvolvidos. Antes de suas falas, eles fizeram suas audiodescrições, lembrando que as reuniões ordinárias já contam com transmissão com intérprete de Libras. 

Emerson Pigosso, idealizador do projeto, explicou que a ideia surgiu a partir de uma visita feita em dezembro a um evento da Astral (Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas), que reuniu câmaras de todo o país. “Esse projeto de inclusão me chamou atenção. Apresentei para a chefia do Departamento de Comunicação Social e começamos a elaborá-lo", contou.

Dois produtos foram desenvolvidos, sendo eles o "Eu em Libras", que é o sinal pessoal de cada vereador, e o "Quer Me Ver, Escuta", voltado para os cegos. Aline Macário destacou o desafio e o aprendizado alcançado com a implantação do projeto. “Parecia algo simples, para mim era gravar vídeos com vereadores, algo que faz parte da minha rotina. Mas não foi. Tivemos que nos colocar no lugar do outro. Foi uma experiência desafiadora e enriquecedora", disse.

Após a fala de Aline, foi exibido um vídeo com uma reportagem detalhada sobre o projeto. Em seguida, Wander Viana dos Santos, que além de servidor da Câmara é presidente do Condef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa Com Deficiência), ressaltou a importância da iniciativa. “Parabenizo esta Casa por dar espaço aos servidores para apresentarem projetos como esse. É uma inclusão efetiva. Para mim, é um marco, um divisor de águas. A página dos senhores vereadores era uma coisa e hoje é outra: damos voz e imagem àquilo que era estático”, disse.

A vereadora Rai de Almeida (PT) parabenizou Emerson pelo olhar sensível que possibilitou a incorporação do projeto na Câmara. “Às vezes não percebemos um projeto importante quando participamos de um evento e você teve esse olhar”, disse, destacando a participação de toda a equipe da comunicação e de todos os vereadores que fizeram as gravações. "É uma linguagem que ainda não dominamos, mas precisamos dominar para dialogar com essas comunidades”, disse.

O vereador André Bandeira (PSDB) também elogiou a iniciativa e relembrou marcos da acessibilidade na Casa. Ele afirmou que, quando foi eleito, o plenário não era acessível para um cadeirante. "Precisou um cadeirante ser eleito para que a acessibilidade fosse feita”, disse. Ele lembrou que a Câmara de Piracicaba foi a primeira do Brasil a ter uma tribuna acessível a um cadeirante. “Depois que Piracicaba fez, a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e o Congresso também adaptaram suas tribunas. Somos pioneiros nessa questão”, afirmou. Ele ainda recordou que apresentou o projeto de Libras nas transmissões da Casa e outros que tornaram os meios de comunicação da Câmara mais acessíveis.

Pedro Kawai destacou que a Casa de Leis se organiza e se adapta para ampliar cada vez mais a acessibilidade. Ele lembrou do projeto Câmara Inclusiva, que recebeu representantes de diversas entidades da cidade, que sugeriam melhorias na acessibilidade nos prédios do Legislativo. Para ele, a Câmara “tem que estar à altura para o atendimento de todos”, ressaltando que hoje há “mais de 28 mil pessoas com deficiência cadastradas na Prefeitura”.

Já Fábio Silva também ressaltou a importância do projeto. “Todos nós somos iguais, independentemente de qualquer condição. Temos muito que melhorar, mas estamos avançando”, concluiu.

Matérias – O projeto de lei 303/2025, de autoria do Executivo e que tramita em urgência, que autoriza a Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Município de Piracicaba a celebrar termo de cooperação com entidades associativas de servidores públicos, para fins de desconto em folha de pagamento das obrigações e benefícios, foi aprovada. Também recebeu aval dos vereadores a redação final ao projeto que que concede o Título de Cidadão Piracicabano ao delegado Kleber Antonio Torquato Altale, diretor do Deinter-9.

Em discussão única, os vereadores aprovaram homenagens, como o Título de Líder Comunitária para Tamires Fernandes dos Santos, a Medalha de Mérito Legislativo para o pastor Dilmo dos Santos e o Título de Cidadã Piracicabana para Simone Rodrigues Dias.

Foram aprovados em regime de urgência requerimentos que tratam da instalação de abrigos de ônibus cobertos e com assentos na Rua Dino Corazza, próximo aos números 400 e 461, no Jardim Planalto; da falta de medicamentos na rede pública municipal; da acessibilidade nas escolas municipais de Piracicaba; e sobre o atendimento emergencial às inúmeras ocorrências de incêndio no município de Piracicaba. 

Foram aprovados outros requerimentos, solicitando informações sobre repasses de loterias, corte de árvore no bairro Mário Dedini, falta de equipamentos odontológicos na USF Bosques do Lenheiro, pavimentação na Travessa Açaí e realização de sessão solene para entrega da Medalha Zumbi dos Palmares.

As moções de aplausos contemplaram, entre outros, o jornalista Rafael Bitencourt, o advogado Sérgio Spenassatto, as empresas Cópias & Cia e E. F. Schiavon, a assessora e cerimonialista, Karoline Gervacio Medina; além do reverendo Antônio Carlos Stefan e sua esposa, a reverenda Maria de Lourdes, pelos 40 anos de ministério ministério pastoral junto à Igreja do Evangelho Quadrangular.

Já os votos de congratulações reconheceram a APFP (Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba), pelos 19 anos de atuação no município, e o Deic de Piracicaba, pela exitosa operação de combate ao tráfico de drogas na Praça José Bonifácio. Também receberão homenagens a Igreja Evangélica Assembleia de Deus Madureira - AD Brás Piracicaba Santo Antonio, pelos 31 anos de fundação, a AD Brás Piracicaba Vila Rezende, pelos 57 anos, a AD Brás Piracicaba Nova Iguaçu, pelos 19 anos, a AD Brás Piracicaba Santa Rosa, pelos 38 anos, e a AD Brás Piracicaba IAA, também pelos 38 anos de fundação. Por fim, foi aprovado voto de congratulações à irmã Aparecida Donizete Alves Fermino, membro mais antigo da AD Brás Piracicaba IAA, em reconhecimento aos 38 anos de dedicação e relevantes serviços prestados à comunidade.

Também foram aprovados projetos de lei que instituem a Semana Municipal de Apoio à Amamentação Negra e o Dia do Barbeiro, além de denominações de vias públicas. Em segunda discussão, foram aprovados, com nova redação, o projeto que cria atendimento domiciliar a crianças e adolescentes com TEA para vacinação e coleta de exames; e a proposta que torna obrigatória a afixação de cartazes sobre a manobra de Heimlich.

Tribuna - Ainda durante a sessão, a moradora do IAA, Maria Erenisa Santiago Martins, utilizou a Tribuna Popular para relatar as dificuldades enfrentadas após o fechamento da USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro. Ela ressaltou que idosos e pessoas com deficiência têm encontrado grandes obstáculos para acessar atendimento, pois precisam percorrer quase três quilômetros até o Crab (Centro de Referência para Atenção Básica em Saúde) de Santa Teresinha. A oradora Eliana Cezário falou sobre a Lei Orgânica Municipal e a importância da democracia participativa no município e demandas. Por último, o orador Jonatas Airam Ulisses Dionisio falou sobre o tema: Banda União Operária. Dissertação áudio visual sobre as atividades exercidas pela Banda União Operária junto à comunidade de Piracicaba.

Confira a reunião ordinária na integra no vídeo anexo. 

 

 

 

 

 

 

Texto: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583

NOTÍCIAS RELACIONADAS