15 de setembro de 2025
Semana da Luta da Pessoa com Deficiência é aberta com discurso na Câmara
XIII Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência foi aberta na noite desta segunda-feira (15) com discurso na Tribuna Popular da 50ª Reunião Ordinária
A XIII Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência foi aberta na noite desta segunda-feira (15) com o discurso na Tribuna Popular da 50ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba de Wander Vianna Santos, presidente do Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef).
“Dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e, em função disso, foi criada a Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, e o Comdef tem a atribuição de organizá-la”, explicou Wander Vianna Santos.
A Semana deste ano traz o tema “Desmistificando a Deficiência”, e contará com diversas atividades até o dia 24 de setembro.
“Trouxemos este tema como um dos objetivos deste ano para mostrar à sociedade e ao poder público que a pessoa com deficiência tem o direito de estar em todos os lugares , de ser protagonista da sua vida, de ter inclusão social e poder ter os mesmos direitos de cidadão como qualquer outra pessoa. A deficiência é uma característica. Antes, e acima de tudo, eu sou, Wander, que sou uma pessoa com deficiência, eu sou uma pessoa. Em primeiro lugar eu sou o Wander, um homem casado, que tem estudo, que é formado, que trabalha, sou servidor desta Casa. Eu tenho uma vida. A minha deficiência não me define. O que me define é o quem eu sou enquanto Wander. É isso em primeiro lugar, e é isso que precisamos desmistificar”, destacou o presidente do Comdef.
Programação - Na quarta (17) e na sexta-feira (19) serão realizadas palestras em escolas, com jovens do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Na quinta-feira (18) haverá suspensão do expediente da 51ª Reunião Ordinária da Câmara para o lançamento do projeto “Pega a Visão”, que conta com o desenvolvimento de dois produtos audiovisuais que têm o intuito de “apresentar” os vereadores em exercício para as comunidades formadas por pessoas com deficiências visual e auditiva.
Também haverá, na quinta-feira pela manhã, um painel no Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), uma Jornada Inclusiva, com a participação de representantes do Ministério Público, advogados e representantes do Comdef.
No sábado (20), das 9h às 12h, será realizada a Caminhada Inclusiva, com concentração às 8h30 em frente à passarela Estaiada, na Rua do Porto. O trajeto será pelo Engenho Central, até o palco do projeto Bem-vindo ao Engenho, onde estão previstas apresentações culturais e musicais.
Na próxima quarta-feira (24), dia do encerramento da Semana, será realizado o Desfile Inclusivo promovido pelo Centro de Reabilitação Piracicaba (CRP), com início às 13 horas, na Estação da Paulista.
“Sempre olhem para a pessoa com deficiência, primeiramente, como a pessoa que ela é, e não olhem primeiro para a sua deficiência. Ela pode mostrar para você que ela pode muito mais do que você pode achar que a deficiência dela não pode”, concluiu o orador.
A Tribuna Popular da 50ª Reunião Ordinária também recebeu outros dois oradores: Eliane Margarete Soares, que destacou o trabalho de apoio emocional desenvolvido pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), em especial na prevenção ao suicídio; e Silas Ribeiro Ferreira, pai de uma menina com paralisia cerebral espástica, que teceu críticas ao edital de pregão eletrônico 178/2025, voltado à contratação de cuidadores e supervisores para a rede municipal de Educação.
Proposituras - Após a participação dos oradores na Tribuna Popular, foi iniciada a deliberação das proposituras pautadas na Ordem do Dia da 50ª Reunião Ordinária. Foram aprovados um total de 32 requerimentos, dos quais 22 concedem votos de congratulações.
Os demais requerimentos buscam, junto ao Executivo, informações sobre a realização de exames de eletroforese em gestantes e possíveis problemas em sistemas eletrônicos de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde); sobre imóvel abandonado no Engenho Central; sobre melhorias viárias e recapeamento; sobre radares de fiscalização de trânsito; sobre manutenção e/ou troca de ponto de ônibus; sobre extravasamento de esgoto; e sobre a limpeza, higienização e controle ambiental no entorno do Fórum de Piracicaba.
Também foi aprovado o projeto de resolução 10/2025, da Mesa Diretora, que altera e acrescenta dispositivos à Resolução nº 10/99, que autoriza a Câmara Municipal de Piracicaba a criar a cesta básica de alimentos aos seus servidores.
As reuniões ordinárias da Câmara Municipal de Piracicaba acontecem às segundas e quintas-feiras, a partir das 19 horas, e são transmitidas ao vivo pela TV Câmara Piracicaba (canais 11.3 da TV aberta digital; 4 da Net/Claro e 9 da Vivo Fibra) e também pelas redes sociais da Casa. As sessões camarárias são veiculadas, a partir das 20 horas, pela Rádio Educativa FM (105,9).
A reunião ordinária desta segunda-feira foi excepcionalmente realizada no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, no primeiro andar do prédio principal da Câmara, devido a manutenções no plenário.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
NOTÍCIAS RELACIONADAS
12 de setembro de 2025
08 de setembro de 2025
04 de setembro de 2025
01 de setembro de 2025