PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE DEZEMBRO DE 2021

Em requerimento, vereador cobra área para o ciclismo de competição


Propositura apresentada pelo vereador André Bandeira (PSDB) foi aprovada, na noite desta segunda-feira (6), durante a 50ª reunião ordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Propositura foi apresentada pelo vereador André Bandeira (PSDB)



O vereador André Bandeira (PSDB) apresentou o requerimento 1059/2021 para cobrar informações do Executivo sobre a construção de uma APCC (Área de Proteção ao Ciclismo de Competição) em Piracicaba. A propositura foi aprovada na noite desta segunda-feira (6), durante a 50ª reunião ordinária da Câmara, e reforça solicitação já encaminhada pelo parlamentar na indicação 3570/2021.

“Em setembro apresentei a indicação solicitando a criação de áreas de proteção ao ciclista de competição nas vias públicas do município”, recorda, ao salientar que o ciclismo é um dos esportes mais conhecidos em todo o mundo. O objetivo, argumenta Bandeira, é dar um espaço de treinamento da modalidade.

“É necessário dar aos ciclistas de competição especial atenção e reconhecimento”, destaca. “Convém destacar que essa atividade não dispõe de espaços para prática, ao contrário de outras modalidades esportivas”, acrescentou.

Ainda que destinada a atletas amadores, o espaço para treinamento necessita de regulamentação especial, tendo em vista que os atletas não podem utilizar das ciclovias ou calçadas, onde as velocidades atingem não raramente marcas acima de 50 quilômetros por hora, incompatíveis com estas vias públicas.

O parlamentar recorda que, em novembro, a Semuttran (Secretaria de Mobilidade, Trânsito e Transportes) respondeu que, em virtude de se tratar de atividade esportiva, a pasta sugeria que a indicação fosse reenviada à Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), o que justifica um novo pedido encaminhado por André Bandeira, agora aprovado em plenário.

No requerimento, ele pergunta se é possível a criação de uma APCC e, caso a resposta seja afirmativa, em qual região seria e, em caso negativo, por qual motivo. “A Selam já realizou algum estudo neste sentido”, questiona.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas