PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE NOVEMBRO DE 2020

Eleições 2020: Eleitorado piracicabano acompanha indicadores nacionais


Dados divulgados pelo TSE indicam que o perfil do eleitorado piracicabano é semelhante aos indicadores nacionais para as eleições municipais de 2020



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Wander Viana Santos, coordenador do Comdef

Wander Viana Santos, coordenador do Comdef
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Bernardo Valentin, homem trans

Bernardo Valentin, homem trans

Prof. Dr. Jefferson Oliveira Goulart, cientista político

Prof. Dr. Jefferson Oliveira Goulart, cientista político
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 6) Salvar imagem em alta resolução

As mulheres são a maioria dos eleitores da cidade e esse índice também acompanha os indicadores nacionais

As mulheres são a maioria dos eleitores da cidade e esse índice também acompanha os indicadores nacionais
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 6) Salvar imagem em alta resolução

290.998 eleitores estão aptos a votar para prefeito e vereador em Piracicaba

290.998 eleitores estão aptos a votar para prefeito e vereador em Piracicaba
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (6 de 6) Salvar imagem em alta resolução

A variação do eleitorado piracicabano, em comparação às eleições municipais de 2016, está próxima aos indicadores nacionais

A variação do eleitorado piracicabano, em comparação às eleições municipais de 2016, está próxima aos indicadores nacionais
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

A variação do eleitorado piracicabano, em comparação às eleições municipais de 2016, está próxima aos indicadores nacionais








Um eleitorado maduro, de escolaridade média e majoritariamente feminino, este é o perfil do eleitorado piracicabano, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nas eleições municipais de 2020, 290.998 eleitores estão aptos a votar para prefeito e vereador em Piracicaba.

A variação do eleitorado piracicabano, em comparação às eleições municipais de 2016, está próxima aos indicadores nacionais. Em 2016, 283.814 eleitores estavam aptos a votar, e em 2020, são 290.998 eleitores. Uma evolução de 2,53%. De acordo com o cientista político Prof. Dr. Jefferson Oliveira Goulart, esse acréscimo de eleitores em Piracicaba reflete provavelmente no ingresso de uma camada de eleitores jovens entre 16 e 18 anos, que se tornaram aptos a votar, e de pessoas que fizeram a transferência do título de eleitor.

As mulheres são a maioria dos eleitores da cidade e esse índice também acompanha os indicadores nacionais, com 52,6% (152.956) de eleitoras em Piracicaba e 52,5% no Brasil. Jefferson Goulart analisa que o fato de as mulheres serem a maioria na sociedade e no eleitorado produz mudanças em termos sociais, comportamentais e institucionais. “Do ponto de vista demográfico e do ponto de vista numérico, a presença majoritária das mulheres também implica um tipo de sensibilidade, um tipo de olhar e um tipo de escolha sobre os eleitores que passa a ter mais importância porque o olhar feminino tem a sua especificidade de gênero”, afirma. Para o cientista político, um eleitorado majoritariamente feminino é um critério importante na hora em que os cidadãos vão escolher os seus candidatos.

Em 2018, o TSE publicou a Portaria Conjunta nº 1, de 17 de abril de 2018, que regulamenta a inclusão do nome social no cadastro eleitoral. A portaria define nome social como “a designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida e não se confunde com apelidos”.

Bernardo Valentin é um homem trans e em 2018 votou com nome social. Na hora de votar, ele apresentou o documento original com o nome que constava em sua certidão de nascimento e o título de eleitor com seu nome social. Bernardo conta que quando apresentou os documentos com nomes diferentes, foi tido como falsidade ideológica em um primeiro momento, e só depois, a mesária verificou no sistema que constava os dois nomes: o social e o do registro. “Ela percebeu então que não era um documento falso, nem um e nem outro, mas teve esse choque de informação na hora”, disse. Nas eleições municipais de 2020, Bernardo vai votar com um novo título de eleitor porque ele alterou seu nome na certidão de nascimento.

A maior parte do eleitorado piracicabano se concentra na faixa etária entre 30 e 49 anos. De acordo com Jefferson Goulart, é importante observar que a longevidade dos brasileiros aumentou, fazendo com que o perfil da população também mudasse. “As pessoas se casam menos e têm menos filhos hoje do que há 20, 30 anos atrás, isso se reflete nesse desenho da nossa pirâmide da faixa etária”, afirmou.

As estatísticas eleitorais indicam que a quantidade de eleitores solteiros (159.635) é “expressivamente” maior que o número de eleitores casados (109.025). Em termos percentuais, os solteiros correspondem a 54,9% do eleitorado piracicabano e os casados a 37,5%. “Hoje nós temos o número de solteiros expressivamente maior que o número de casados e eu diria que a tendência é ter um aumento dessa desproporção, mesmo porque as formas de convivência matrimonial hoje são mais flexíveis, muito mais no âmbito civil do que no religioso”, analisa Jefferson Goulart.

Em Piracicaba, 2.308 eleitores com deficiência irão votar em seções especiais, espaços adaptados pela Justiça Eleitoral para oferecer acessibilidade no momento do voto. Dados fornecidos pelo site do TSE, apontam que dos 137 locais de votação, 8 deles não possuem seções especiais. De acordo com Wander Viana Santos, coordenador do Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência de Piracicaba, o Comdef, não tem como o Conselho ir em todas as escolas onde há votação verificar se há acessibilidade. Ele relata que o Comdef recebe reclamações de locais de votação com escadas. “Um dos maiores problemas de acessibilidade é a da escada, depois do deficiente auditivo que não tem mesário para atender o que ele necessita, e depois do deficiente visual que não tem acessibilidade da urna”, reclama.

No entanto, o coordenador do Comdef reconhece os esforços do TSE para garantir acessibilidade para as pessoas com deficiência. “A gente percebe que há uma evolução nas zonas eleitorais, de uns anos para cá a gente não tem tido tantas reclamações, tantos problemas, são problemas pontuais”, disse.

Com relação ao grau de instrução, os indicadores de Piracicaba apresentados pelo TSE estão muito próximos aos indicadores nacionais. Os eleitores que possuem ensino médio completo são a maioria, totalizando 82.575, o que corresponde a 28,38% do eleitorado. A média nacional é de 25,47%.

A avaliação do doutor em ciência política Prof. Jefferson Oliveira Goulart é de que o perfil do eleitorado piracicabano é moderno e urbano, com mais de 98% dos eleitores morando na cidade (segundo dados do IBGE). “Isso é muito representativo desse perfil de eleitor, já ambientado, já urbanizado, embora bastante desigual em termos de composição, de estratificação socioeconômica, que configura grande parcela do que é o eleitorado nacional, o eleitorado brasileiro de maneira geral. Portanto essas mudanças, esses indicadores, estão muito próximo dos padrões e não há nada que faça de Piracicaba um caso atípico, muito pelo contrário, nós estamos dentro dos parâmetros que vem caracterizando a evolução do eleitorado brasileiro nos últimos tempos”.

 

(Esta reportagem integra o projeto "Parlamento Aberto Nas Urnas", com conteúdo produzido pelos departamentos de Comunicação e TV Legislativa, da Câmara de Vereadores de Piracicaba. Além do texto, confira a reportagem em vídeo e em áudio.)



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Imagens de TV:  Márcio Bissoli - MTB 48.321 Gustavo Annunciato - MTB 58.557
Reportagem de TV:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Edição de TV:  Márcio Bissoli - MTB 48.321
Rádio:  Daniela Teixeira - MTB 61.891


Cobertura Colaborativa Eleições 2020 Eleições 2020

Notícias relacionadas