PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE JULHO DE 2022

Diretora de escola receberá Título de Piracicabanus Praeclarus


Diretora da Escola Estadual Profº “Eduir Benedicto Scarpari”, do bairro Alvorada, Leda Maria Lacerda Zinsly, será homenageada com o Título de Piracicabanus Praeclarus



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereador Thiago Ribeiro (PSC) destacou dedicação da homenageada aos jovens






A diretora da Escola Estadual Profº “Eduir Benedicto Scarpari”, do bairro Alvorada, Leda Maria Lacerda Zinsly, será homenageada pela Câmara Municipal de Piracicaba com o Título de Piracicabanus Praeclarus. O plenário aprovou, na 29ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (30), o projeto de decreto legislativo 43/2022, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PSC), que estabelece a honraria.

Filha de Antônio Zinsly e Marlene Lacerda Zinsly, a educadora nasceu em Piracicaba, no dia 29 de maio de 1964. Ingressou no serviço público estadual em 1982. Cursou Magistério, graduou-se em Pedagogia em 1996 na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Prof. José Augusto Vieira”. Em 2007, concluiu pós-graduação em Gestão Educacional pela Universidade de Campinas (Unicamp) e tonou-se mestre em Educação em 2016 pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

Em 2002, assumiu a direção da escola, onde atualmente ainda exerce suas funções. Ao assumir a escola, o primeiro ato da diretora Leda foi convidar a comunidade a integrar e participar das ações da unidade. Incentivadora do trabalho voluntário, ela buscou na comunidade a ajuda e contribuição com mutirões para realizar pinturas do prédio, podas de mato, além de ter aproximado os pais do Conselho de Escola e da APM (Associação de Pais e Mestres).

Ela também incentivou a reativação do grêmio estudantil, criando laço entre os alunos e desenvolvendo um trabalho para que os próprios estudantes cuidassem do patrimônio escolar. Leda foi responsável por realizar grandes projetos e obras que estruturaram a escola nos últimos 20 anos, como a construção da nova cantina escolar, dos mosaicos dos muros da escola, reformas de banheiros, cobertura da quadra poliesportiva, reforma do laboratório de química, biblioteca e cozinha e a construção da praça “Guilhermina Scarpari”, mãe do patrono que dá nome à escola. Ela ainda abraçou o Programa Escola da Família nos finais de semana, realizando grandes ações envolvendo estudantes, universitários, pais e a comunidade.

Atuação histórica - Ao perceber o crescimento populacional no entorno da escola, a diretora começou um novo planejamento e, com o fim do atendimento ao ensino Fundamental de ciclo 1 na unidade, ela ampliou as vagas do Fundamental 2 e incluiu o Ensino Médio no período da manhã.

Em 2019, ela marcou a história da escola ao buscar, junto ao secretário de Estado da Educação, na época João Cury Neto, a possibilidade de implantação do ensino integral na unidade. O secretário recebeu a equipe gestora e os estudantes na sede da Secretaria da Educação, na Praça da República, na cidade de São Paulo. Os próprios estudantes, naquela ocasião, puderam, através da intervenção da diretora, falarem ao secretário da importância e necessidade do ensino integral na escola. O secretário atendeu o pedido e, em 2020, iniciou-se o Programa de Ensino Integral na escola, um grande salto para a educação dos jovens.

Como líder do corpo docente, buscou parcerias, recursos e fundos para a unidade. Ensinou cidadania aos alunos, sempre no início das aulas, com a execução do Hino Nacional Brasileiro, da Bandeira, da Independência e de Piracicaba. De acordo com o parlamentar, a diretora Leda é uma defensora da educação e tem como lemas: “Lugar de aluno é na escola” e “Quanto mais estudo, melhores cidadãos teremos na sociedade”.

“Quem conhece Leda Maria Lacerda Zinsly sabe a mulher de fibra, que sempre trabalhou e se dedicou pelos jovens com sua força, determinação, planejamento e principalmente amor pela educação”, destacou o autor da homenagem. 

Ao declarar voto favorável à honraria, o vereador Paulo Camolesi (PDT) parabenizou a diretora, conforme pode ser conferido no vídeo, nesta página. “É uma pessoa dinâmica e que abre a escola a todos aqueles que querem colocar um projeto para ajudar a sociedade. Em 2010, quando estivemos com o grupo Cidadania, nós tivemos um projeto com o saudoso Totó Danelon. Ela nos cedeu uma classe de 40 alunos para que levássemos formação. Quero cumprimentar a Leda pelo belíssimo trabalho que ela desenvolve”, colocou. A solenidade para entrega do título será realizada em sessão a ser agendada pelo gabinete do vereador Thiago Ribeiro (PSC).



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Reunião Ordinária Institucional Paulo Camolesi Thiago Ribeiro

Notícias relacionadas