PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE JUNHO DE 2021

Diagnóstico indica planejamento de ações para arborização


Em palestra na Escola do Legislativo, especialista avalia que raio X é ponto de partida para planejamento do setor



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Palestra sobre Plano Municipal de Arborização integra a programação da Simapira 2021





Contratado pela Prefeitura, o estudo desenvolvido pela empresa Propark Paisagismo e Ambiente Ltda foi apresentado, segunda-feira (7), em palestra na Escola do Legislativo “Antonio Carlos Danelon – Totó Danelon”, da Câmara Municipal de Piracicaba, e detalha um planejamento de conceitos e ações em torno da arborização na cidade. A atividade integra a programação do Simapira 2021. 

O engenheiro agrônomo Marcelo Leão, pesquisador em laboratório de silvicultura urbana, foi o responsável por conduzir este trabalho que identificou os desafios do Plano Municipal de Arborização tanto sob uma perspectiva quantitativa, mas sobretudo de forma qualitativa, observando aspectos legais, de estrutura do poder público e sociais. 

“A ideia é olhar para a população, porque não existe arborização sem as pessoas que estão na cidade, seja em relação ao problema da árvore que foi mal podada, e que ameaça fiação e a calçada, ou ao mesmo tempo das pessoas que precisam da qualidade de vida proporcionada pela arborização no Município”, aponta o professor. 

O estudo que agora oferece uma base de dados e as diretrizes para a arborização inicialmente desenvolveu um levantamento para que fosse possível conhecer a situação arbórea do Município. Primeiramente, os pesquisadores se utilizaram de tecnologia para realizar sensoriamento remoto (com imagens áreas analisadas) e em seguida foi realizado um trabalho de campo, identificando características de cada região. 

“Este trabalho foi fundamental para conhecermos as diferentes áreas da cidade, que são mais ou menos alagadas, documentar eventuais climas e microclimas que pudessem influenciar em nosso planejamento”, disse Marcelo, ao destacar que a preocupação foi no sentido de oferecer ao poder público um diagnóstico que pudesse ser otimizado, “dado momento difícil para o poder público”, avalia.

Foi apurado um número estimado de 530.904 de árvores no Município, sendo que boa parte, 96.448, está localizada nas vias (o que incluem as calçadas). A região Leste é a mais arborizada, tendo 186.103, o qure representa uma taxa de 26,42% de cobertura do seu território.

A região Norte é a segunda colocada, em números estimados de árvores, com 153.184, tendo 21,48% de taxa de cobertura, seguida pela região Oeste, com 77.586 e 25,46%; região Sul, com 82.521 e 18,85% e a região Central, com 31.580, tendo 20,83% de cobertura.

“Hoje nós temos um documento pronto, que espera apenas a homologação, e é isso o que a gente tem conversado com a nova gestão, porque a ideia agora é implementar no Município de Piracicaba”, disse. “Agora, o desafio maior é ao longo do tempo a gente conseguir desenvolver o plano com metas e objetivos factíveis”, concluiu.

DIRETRIZES – O estudo também definiu diretrizes para a requalificação das atividades de planejamento, implantação e controle da arborização no Município, tendo, como objetivo, aumentar a eficácia da gestão. Dentre as propostas, está a reestruturação do NAU (Núcleo de Arborização Urbana), cujo organograma envolve ações de planejamento, monitoramento, fiscalização, mas também operações de campo, atendimento ao munícipe e produção de mudas. 

De forma bastante detalhada, o estudo define adequação de recursos operacionais, como disponibilidade de veículos de apoio, computadores, aparelhos de comunicação, assim como máquinas e equipamentos, materiais e insumos. Também destaca realização de programas a serem desenvolvidos, como educação ambiental, plantio e replantio, controle de espécies invasoras, incorporação de novas tecnologias e reestruturação de compostagem de resíduos de podas. 

A proposta também aponta para o estabelecimento de parcerias estratégicas, envolvendo a CPFL Paulista e Comgas, concessionárias de serviços públicos, visando o aprimoramento do manejo da arborização de forma a minimizar os riscos de acidentes, e também com institutos acadêmicos e de pesquisas, buscando o desenvolvimento de novas espécies para o plantio nas ruas.

A consolidação do Jardim Botânico de Piracicaba também aparece como diretriz do estudo. A sugestão é prosseguir com estudos e obras para a implantação de três unidades em diferentes regiões (Santa Rita, Nova Piracicaba e Santa Teresinha), com o objetivo da conservação dos ambientes naturais e de espécies ameaçadas de extinção, assim como promover recreação da população e atividades de Educação Ambiental.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Escola do Legislativo Meio Ambiente Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas