
29 DE ABRIL DE 2014
Proposta por Moschini, data buscará conscientizar para a prevenção de acidentes domésticos e a orientação sobre como agir em situações de emergência.
Projeto de lei de Moschini foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira
Piracicaba passará a lembrar todo ano, em 30 de novembro, o "Dia Municipal de Prevenção de Acidentes Domésticos", instituído no calendário oficial de eventos com a aprovação, na reunião ordinária desta segunda-feira (28), da nova redação ao projeto de lei 300/2013, do vereador Ronaldo Moschini (PPS).
A data buscará conscientizar para a prevenção de acidentes domésticos e a orientação sobre como agir em situações de emergência. Para alcançar esses objetivos, o Poder Público municipal poderá promover eventos relacionados ao tema, desenvolver atividades específicas nas redes de saúde e de ensino e realizar campanhas publicitárias institucionais.
Moschini ressalta que os acidentes domésticos são a maior causa de morte entre crianças de 1 a 15 anos no Brasil. Entretanto, calcula-se que 90% das ocorrências que matam ou causam sequelas poderiam ser evitadas com informação e educação.
"Esperamos, com essa proposta, colaborar para que a incidência de tais situações diminua. Na prática, o que preconizamos é a orientação sobre o que fazer em situações de emergência, mas, principalmente, que medidas preventivas tomar para evitar os acidentes domésticos. Pode parecer simples, mas a eficácia de tais providências pode salvar vidas", diz Moschini.