PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE MAIO DE 2022

Dia Municipal de Combate à Homofobia é celebrado nesta terça-feira(17)


Reunião solene destaca lutas e conquistas da comunidade LGBTQIA+ em Piracicaba e, neste ano, homenageia artistas que desenvolveram trabalhos voltados à temática



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Sílvia Morales (PV) é autora do Decreto Legislativo que instituiu na Câmara solenidade alusiva ao Dia Municipal de Combate à Homofobia



A lutas e vitórias da população LGBTQIA+ contra a violência e o preconceito serão celebradas, nesta terça-feira (17), em solenidade em comemoração ao “Dia Municipal de Combate à Homofobia”, data instituída em Piracicaba por meio da lei 7016, de 17 de maio de 2011.

A sessão solene alusiva ao Dia Municipal de Combate à Homofobia foi instituída na Câmara Municipal de Piracicaba por meio do decreto legislativo 3/2021, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua”, e, neste ano, homenageará o filmmaker, produtor audiovisual e radiofônico Alexsandro Vasconcelos Stênico e o dramaturgo, roteirista e ator Marcelo Oriani. Ambos possuem trabalhos de destaque desenvolvidos sobre a temática LGBTQIA+.

A cerimônia será aberta ao público e acontecerá no Salão Nobre “Helly de Campos Melges” da Câmara Municipal de Piracicaba a partir das 19h30. Ela será presidida pelo vereador Gilmar Tanno (PV), que atualmente ocupa a vaga da vereadora Sílvia Morales, que está afastada a pedido.   

Na justificativa ao projeto que resultou na criação do decreto legislativo 3/2021, a vereadora lembra que “vem de longa data os movimentos populares de combate à homofobia. É extensa trajetória a luta desta população contra o preconceito e violência. A conquista do direito de qualquer pessoa ao respeito da sua honra e ao reconhecimento de sua dignidade foi declarado em caráter internacional desde 1969 e, contudo, continua sendo negligenciado”.

O texto ainda lembra que o dia 17 de maio é um marco mundial no combate à homofobia pois, nesta data, em 1990, “a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da classificação da homossexualidade como doença”.

A justificativa frisa que a reunião solene é uma “maneira a reconhecer pública e oficialmente o movimento de combate à discriminação e quaisquer formas de violência contra a comunidade LGBTQIA+ neste município”.

A solenidade será transmitida ao vivo pela TV Câmara Piracicaba nos canais 11.3 UHF da TV aberta digital, 4 da Net/Claro e 9 da Vivo. A cerimônia também poderá ser assistida, ao vivo, no Facebook da Câmara Municipal de Piracicaba e no canal do YouTube da TV Câmara.



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Câmara Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas