26 de novembro de 2025
Dedicação a Piracicaba rende Títulos de Cidadãos a três delegados de Polícia
Delegado seccional Américo Sidnei Rissato, diretor do Deinter, Kleber Torquato Altale e delegada Monalisa Fernandes dos Santos receberam Títulos de Cidadãos Piracicabanos
A cidadania piracicabana se tornou oficial para três delegados de Polícia homenageados em reunião solene promovida pela Câmara nesta terça-feira (25), após décadas de contribuição para a segurança pública do município. Receberam a honraria o delegado seccional de Piracicaba, Américo Sidnei Rissato, o diretor do Deinter-9 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), Kleber Antonio Torquato Altale e a delegada de Polícia Monalisa Fernandes dos Santos. A solenidade atende aos decretos legislativos nº 54/2025 e nº 64/2025, ambos de autoria dos vereadores Laércio Trevisan Jr. (PL) e Ary Pedroso Jr. (PL) e também ao DL nº 65/2024, de autoria do ex-vereador Paulo Campos.
O presidente da Câmara, vereador Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, salientou que os cidadãos de Piracicaba podem se sentir seguros por causa do trabalho desenvolvido por pessoas como os homenageados. “Esta cidade escolhe cidadãos para representar como filhos. Homens e mulheres que têm se colocado na frente da batalha para que nós possamos ter segurança e ter uma cidade melhor”, afirmou. “Faço um agradecimento em nome da Câmara, em nome da população, dizendo com emoção que hoje a honra é nossa. E obrigado por aceitarem ser filhos de Piracicaba”.
A solenidade foi presidida pelo vereador Trevisan Jr., que destacou o trabalho brilhante desempenhado por cada um dos homenageados. “Segurança pública é o pilar de sustentação de qualquer governo. Eu sempre faço questão de homenagear pessoas ligadas à área de segurança pública”, disse. “Este é um tempo de reconhecimento, tempo de trabalho, de cargos postulados. Parabéns pela atuação na área de segurança pública em Piracicaba, no Estado de São Paulo e no Brasil”.
O vereador Ary Pedroso Jr. comentou sobre a importância do Título de Cidadão, que á a maior honraria proporcionada por uma Casa de Leis. “A segurança pública é um dos pilares para uma pessoa ter cidadania, ter felicidade. Além da saúde, além do trabalho, vem a segurança pública”, colocou. “E tudo o que vocês fazem e fizeram em todos os lugares, em todas as cidades onde já prestaram o serviço, melhorando os índices de criminalidade, fazendo isso com dedicação, com seriedade, eu só posso pedir a Deus que continue iluminando vocês, agora, como cidadãos piracicabanos, de fato e de direito”.
O ex-vereador Paulo Campos também justificou a necessidade de se fazer a homenagem. “São pessoas que estão todos os dias trabalhando, lutando para que nós, que somos pessoas do bem, ordeiras, para que nós tenhamos uma vida um pouco mais tranquila em todos os aspectos”, avaliou.
A mesa de honra da solenidade também foi ocupada pelo juiz da Vara Regional de Garantias de Piracicaba, Luiz Antônio Cunha, que lembrou a importância dos valores familiares para os homenageados. “Atrás dessas grandes pessoas, há uma grande família, que sustenta e faz todos eles superarem todo e qualquer obstáculo para trabalhar para fins da sociedade”, ponderou.
Para o juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública do Município, Wander Pereira Rossetti Jr., já não era sem tempo a outorga da homenagem aos delegados pela Câmara. “Os nossos reconhecimentos, o reconhecimento do Poder Judiciário, o reconhecimento de quem sabe a dificuldade que é fazer segurança pública nesse país. Os senhores conseguiram não só com a competência, mas também com o carisma conquistar os cidadãos piracicabanos e, a partir de hoje, nos tornamos irmãos adotivos”, disse.
O delegado chefe da Polícia Federal em Piracicaba, Florisvaldo Neves, também falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pelos homenageados. “São três colegas de profissão, três amigos de luta, três companheiros de trincheira. E esta homenagem mostra a importância que Piracicaba outorga aos integrantes da segurança pública, que entregam, muito mais que trabalho e dedicação, parte significativa de suas vidas, de sacrifício ao convívio com os familiares, em defesa dos valores mais preciosos que a população tem, que é a vida, a integridade física, a liberdade e o patrimônio”, colocou.
A mesa de honra ainda contou com a presença do ex-secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo e ex-comandante do Comando Militar do Sudeste, general João Camilo Pires de Campos. “É muito bacana ver a Câmara Municipal saudando os policiais de Piracicaba, com quem eu tive a honra de compartilhar a caminhada por quatro anos. Caminhar ao lado, em prol da segurança pública, que talvez seja o bem mais precioso da população”, afirmou. “As pessoas nascem nas cidades e são cidadãos. Outros, decorrente de um trabalho, de uma doação, recebem o título honorífico de cidadão. E os homenageados são extremamente dignos dessa escolha, dessa indicação e dessa homenagem”.
Também fez a sua saudação o prefeito de Artur Nogueira e filho do delegado Américo Sidnei Rissato, Lucas Sia. “Meu pai, que eu amo tanto, tenho tanto orgulho, e eu tenho certeza que os três são merecedores desse título e por tudo que fazem para a segurança pública deste município de Piracicaba”, disse. O procurador-geral do município de Piracicaba, Marcelo Maroun, também parabenizou os homenageados pelo brilhante trabalho desenvolvido na segurança pública da cidade.
Após as homenagens, a delegada Monalisa disse que se sentiu honrada, abençoada e emocionada por receber a honraria. “Ao chegar a Piracicaba, já fiquei impressionada com o desenvolvimento da cidade, com muitas avenidas, polo industrial, um comércio forte, muitas opções de lazer, além da valorização da cultura local e, acima de tudo, com a hospitalidade e simpatia do povo piracicabano. Com o passar do tempo, fiquei apaixonada pela cidade e fui cativada por sua beleza, pela rua do Porto, pela força do rio e pelo acolhimento que recebi dos colegas de profissão e dos amigos que fiz. Não conseguia mais ficar longe daqui. Então, entendi que aqui era o meu lugar”, contou. “Se hoje recebo esse título, devo grande parte à oportunidade que me foi dada de contribuir à frente da Delegacia da Mulher no combate à violência doméstica”.
O delegado seccional Américo Sidnei Rissato também agradeceu a todos os que reconheceram e valorizaram o trabalho que tem realizado na cidade. “Piracicaba me recebeu de braços abertos e tudo o que construí aqui foi inspirado pela força e pela generosidade de seu povo. Esse reconhecimento reforça ainda mais meu compromisso com o desenvolvimento da cidade, com o fortalecimento dos laços comunitários e com a busca constante por iniciativas que promovam o bem-estar coletivo”, afirmou. "Recebo esse título com humildade, alegria e a certeza de que continuarei dedicado a servir e contribuir para o futuro desta terra, que agora também posso chamar de minha".
Já o diretor do Deinter, Kleber Antonio Torquato Altale, falou do orgulho em servir Piracicaba. “A cidade onde eu escolhi viver é também a cidade que fez morada definitiva no meu coração. Piracicaba não é apenas o lugar onde estabeleci meu lar. É onde construí minha vida, onde criei meus filhos, onde encontrei a oportunidade de servir com orgulho tanto essa cidade quanto toda a região”, destacou. “Depois de 48 anos, ainda eu me sinto como se fosse meu primeiro dia sempre. E quem trabalha comigo sabe disso. Ser delegado é servir. Ser cidadão piracicabano agora, oficialmente, é servir e com ainda mais honra. É dedicar minha energia, minha experiência e minha gratidão a esta terra que me deu de tudo: lar, família, amizades, carreira e propósitos”.
Também estiveram presentes na cerimônia a vereadora Rai de Almeida (PT), o delegado seccional de Rio Claro, Paulo Hadich, a delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Piracicaba, Olívia Fonseca, o delegado de Polícia da Unidade de Polícia Judiciária (UPJ) de Piracicaba, José Donizeti De Melo, o delegado de Polícia da 1ª DP de Piracicaba, Alex William Adami, o delegado de Polícia titular de Araras, Edgard Albarez, o delegado de Polícia de Conchal, Luiz Henrique de Lima Pereira, a delegada seccional de Americana, Martha Rocha de Castro, o delegado de Polícia de Conchal, Luis Henrique Lima Pereira, a delegada titular de Pirassununga, Tatiane Cristina Parizotto, Tenente Coronel do Exército e Chefe de Comunicação da ESPECEX (Escola Preparatória de Cadetes do Exército), Matheus Barbosa, e o delegado seccional de Limeira, Antonio Luiz Tuckumantel, entre outras autoridades.
Confira, no vídeo, como foi a reunião solene, na íntegra.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara
NOTÍCIAS RELACIONADAS
14 de janeiro de 2026
13 de janeiro de 2026
16 de dezembro de 2025
16 de dezembro de 2025
