23 de setembro de 2025

De volta ao presente: textos de Guilherme Vitti renascem no Achados do Arquivo

Série resgata contribuições do historiador em publicações que celebram os 110 anos do nascimento do patrono do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo

A Câmara Municipal de Piracicaba lança uma nova fase da série Achados do Arquivo, iniciativa do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, em parceria com o Departamento de Comunicação Social, que semanalmente divulga documentos históricos preservados pela Casa. A novidade será a edição especial mensal intitulada Memórias de um Arquivo, que resgata textos produzidos pelo historiador e professor Guilherme Vitti, patrono do setor.

Servidor do Setor de Documentação e um dos responsáveis pelo trabalho de produção dos textos do Achados do Arquivo, Bruno de Oliveira destaca que a proposta é “trazer o professor Guilherme para participar conosco do Achados”, já que em seus textos, escritos no final da década de 1970, podem ser considerados uma versão embrionária da série atual. “Cada vez que ele encontrava um documento com relevância histórica ou curiosa, produzia comentários para contextualizar e aproximar a população da memória da cidade”, explica.

Os comentários de Guilherme Vitti foram reunidos no volume "Memórias de um Arquivo". Quase 50 anos depois, ganham vida agora em formato digital. Com essa integração, o público terá acesso, uma vez por mês, a um dos textos do professor, dentro da plataforma já consolidada pelo Achados do Arquivo. O primeiro a ser publicado será "Outrora Como Hoje", em que ele narra a instalação da Câmara Municipal da então Vila Nova da Constituição, em 1822, e sua primeira reunião.

Além de disponibilizar esse material, o setor também busca aproximar a população do trabalho realizado na Casa. Para Bruno, dar visibilidade a textos produzidos por uma pessoa de extrema importância para a preservação documental da Casa é uma forma de reforçar a importância da memória institucional, que muitas vezes passa despercebida. “Não se trata apenas de guardar papéis antigos, mas de compreender como cada documento revela parte da história da cidade e do próprio Legislativo”, acrescenta.

A iniciativa aprofunda o caráter educativo do projeto. Ao resgatar os comentários de Guilherme Vitti e associá-los aos documentos preservados, o Achados do Arquivo reforça seu alcance para além da divulgação semanal: torna-se uma ferramenta de estudo, reflexão e inspiração para estudantes, pesquisadores e todos que se interessam pela história de Piracicaba.

Bruno destaca ainda que as publicações desse material têm caráter de homenagem: em 2025 celebram-se os 110 anos de nascimento e também são lembrados os 10 anos de falecimento de Guilherme Vitti, reconhecido por sua dedicação à organização e preservação documental da Câmara. “Se hoje temos os Achados do Arquivo, muito se deve ao trabalho pioneiro do professor Guilherme”, disse.

Com a nova fase, o Legislativo une passado e presente em torno da valorização da memória, garantindo ao mesmo tempo a preservação dos registros e o reconhecimento a quem abriu caminho para essa iniciativa.

Texto: Ester Carolina Geronimo Messias
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão: Erich Vallim Vicente - MTB 40.337