18 de setembro de 2025
Criação do Gabinete Itinerante tem parecer favorável da CLJR
Dois projetos de lei que dispõem sobre temas relacionados ao ambiente escolar receberam pareceres favoráveis
Em reunião nesta quinta-feira (18), a CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) emitiu parecer favorável ao projeto de resolução nº 8/2025, de autoria da Mesa Diretora, que institui o Gabinete Itinerante na Casa. O projeto vai permitir que os vereadores se desloquem até os bairros para atendimento dos munícipes, através de uma escala de revezamento.
O Gabinete Itinerante tem como objetivos estimular a participação dos cidadãos; disseminar na sociedade a importância da colaboração com os propósitos do Poder Legislativo, nas ações de fiscalização, assessoramento e ideias legislativas; aproximar a população das atividades realizadas pelo Legislativo; coletar sugestões e opiniões e promover a legislação participativa no âmbito municipal.
“O parecer é favorável porque o projeto está de acordo com a legislação, para viabilizar esse atendimento nos bairros, na rua da casa do cidadão, trazendo o gabinete para os bairros”, afirmou o presidente da CLJR, vereador Gustavo Pompeo (Avante). “Os gabinetes vão poder atender nos bairros, uma vez que Piracicaba é grande, cada bairro tem a sua particularidade e o vereador poderá fazer o atendimento da população oficialmente, mas no bairro”.
Além dele, integram a comissão os vereadores Renan Paes (PL), relator, e Edson Bertaia (MDB), membro. Eles contam com a assessoria da Procuradoria Legislativa para a elaboração dos pareceres.
Escolas – Na reunião desta quinta-feira (18), a CLJR ainda emitiu pareceres favoráveis a dois projetos de lei que tratam do ambiente escolar. O PL nº 302/2025, de autoria do próprio Gustavo Pompeo, institui o Programa Municipal de Promoção da Saúde Mental no Ambiente Escolar da Rede Pública de Ensino de Piracicaba. “Já existem as ações nesse sentido pela Secretaria de Educação, mas a ideia é instituir um programa, unificar as ações, que tenha uma padronização para todas as escolas para que essas ações estejam inseridas na rotina escolar”, explicou o vereador. Como o presidente da comissão é o autor do projeto, o parecer recebeu apenas as assinaturas dos outros dois membros.
Ainda na área da educação, recebeu parecer favorável o PL nº 306/2025, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, que dispõe sobre a instalação e monitoramento de câmeras de segurança nas escolas e creches do município. “A maioria das escolas já tem videomonitoramento, mas a ideia do vereador com o projeto é que abranja todas as escolas da rede municipal e a disponibilização das imagens quando necessário”, explicou o presidente da comissão.
Também receberam pareceres favoráveis o PL nº 309/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a abertura de crédito no valor de R$ 13.803,15 no Orçamento da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família; o projeto de resolução nº 9/2025, de autoria da Mesa Diretora, que promove adequações na homenagem referente à Semana da Consciência Negra; e o projeto de decreto legislativo nº 67/2025, de autoria do vereador Gesiel Alves Maria (MDB), o Gesiel de Madureira, que institui na Câmara a Semana Valentes de Josué. Quatro moções de aplausos foram consideradas aptas e também a moção nº 246/2025, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), de apoio à Proposta de Emenda Constitucional nº 44/2024, em tramitação no Congresso Nacional, sobre as emendas impositivas.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
NOTÍCIAS RELACIONADAS
17 de setembro de 2025
16 de setembro de 2025
15 de setembro de 2025
15 de setembro de 2025