PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE JUNHO DE 2021

CPI da Merenda: Comissão pede prorrogação do prazo dos trabalhos


Prazo para apurar irregularidades deve ser prorrogado por mais 90 dias



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Matheus Tibúrcio (1 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Reunião foi realizada na manhã desta sexta-feira (25)

Reunião foi realizada na manhã desta sexta-feira (25)
Foto: Matheus Tibúrcio (2 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Cássio Fala Pira, presidente da CPI

Vereador Cássio Fala Pira, presidente da CPI
Foto: Matheus Tibúrcio (3 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Acácio Godoy, relator da CPI

Vereador Acácio Godoy, relator da CPI
Foto: Matheus Tibúrcio (4 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Vereador Paulo Camolesi, membro da CPI

Vereador Paulo Camolesi, membro da CPI
Foto: Matheus Tibúrcio (5 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Reunião foi realizada na manhã desta sexta-feira (25)

Reunião foi realizada na manhã desta sexta-feira (25)
Foto: Matheus Tibúrcio (6 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Assessores parlamentares deram suporte aos membros da Comissão

Assessores parlamentares deram suporte aos membros da Comissão
Foto: Matheus Tibúrcio Salvar imagem em alta resolução

Reunião foi realizada na manhã desta sexta-feira (25)



Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura irregularidades no contrato e na prestação de serviços da merenda escolar no município irão pedir a prorrogação do prazo das investigações por mais 90 dias. Os vereadores Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL), presidente, Acácio Godoy (PP), relator, e Paulo Camolesi (PDT), membro, reuniram-se na manhã desta sexta-feira (25) para discutir o andamento dos trabalhos.

A CPI da Merenda foi instaurada no dia 8 de abril, quando os três membros foram nomeados. De acordo com Cássio Fala Pira, a prorrogação do prazo final da CPI é necessária devido aos vários documentos que estão chegando, com informações novas. “A gente está estudando os documentos para poder dar uma resposta para a sociedade, principalmente para aqueles funcionários que trabalharam muitos anos na empresa e estão tendo um desgaste jurídico, algumas pessoas receberam, outras não”, disse o vereador.

O pedido de prorrogação do prazo será solicitado ao presidente da Câmara e passará por deliberação do plenário. Regimentalmente, as comissões da Casa não atuam nos meses de recesso.

O vereador Acácio Godoy, relator da CPI, frisou que a análise das mais de 4.000 folhas de documentos recebidos pela comissão tem que ser “pormenorizada” e “detalhada”. Segundo o vereador, a comissão recebeu contratos, arquivos de procedimentos, arquivos sobre as merendas (quantidades que eram servidas, horários, tipos de alimentos) e tentou levantar documentos sobre irregularidades do contrato, já que havia um relatório e uma fiscalização da prestação destes serviços. “Estamos tentando entender se tudo que foi contratado foi executado”, afirmou.

Para o vereador Paulo Camolesi, o prazo final da CPI deve ser prorrogado devido à quantidade de informações recebidas. “Não temos como atropelar um processo que é tão complexo, vamos tentar buscar mais pessoas técnicas que queiram trabalhar nesse processo”, disse.

SEGUNDA FASE – Acácio Godoy relatou que na próxima fase das investigações serão realizadas visitas a empresas e uma nova visita às escolas, de maneira oficial, como trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito. A segunda fase também terá a presença de pessoas convocadas e convidadas, que a Comissão julga importante para obter mais esclarecimentos.

De acordo com Godoy, ao final da CPI será apresentado um relatório “com relevância jurídica”, para que o Legislativo possa fazer seu trabalho e melhorar as contratações de empresas, de terceiros e as próprias licitações. “O papel do Legislativo é investigar o que deu certo, o que seguiu o padrão da lei, desde o contrato, cumprimento do contrato, contratação de pessoas, e encontrar possíveis melhorias para que se possa gerar na legislação”, disse Godoy.

Para Cássio Fala Pira, presidente da CPI, a expectativa para o relatório final é que situação dos funcionários seja resolvida e que não tenha nada de errado com o dinheiro público. “Nós vamos encaminhar para a Justiça, que dá o parecer final, e se tiver algo de errado, que a justiça puna os culpados”, declarou.

Leia mais

Para apurar irregularidades, vereadores protocolam CPI da merenda

Membros da CPI da merenda escolar são nomeados

CPI da merenda se reúne para avaliar empresa de alimentação

CPI da Merenda reúne-se para elaborar plano de trabalho



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Comissão Parlamentar de Inquérito Paulo Camolesi Cassio Luiz Acácio Godoy

Notícias relacionadas