PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE SETEMBRO DE 2022

Carmelo do Imaculado Coração de Maria e de São José é homenageado


Laércio Trevisan Jr entregou quadro alusivo ao Voto de Congratulações aprovado pela Câmara Municipal de Piracicaba por meio do requerimento 330/2022



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Honraria foi entregue na tarde desta quinta-feira (8), na sede do Carmelo, no bairro São Dimas



O vereador Laércio Trevisan Jr. entregou, na tarde desta quinta-feira (8), Voto de Congratulações ao Carmelo do Imaculado Coração de Maria e de São José da Diocese de Piracicaba pelos 71 anos de história e fundação. A entrega da honraria aconteceu na sede da própria instituição, localizada no bairro São Dimas.

"As primeiras carmelitas chegaram a Piracicaba em abril de 1951 e concretizaram o projeto de Dom Ernesto de Paula, de fundar um Carmelo na então recém-criada Diocese de Piracicaba. Elas foram convidadas pelo então bispo diocesano, Dom Ernesto de Paula e provenientes do Carmelo de São Paulo. O Mosteiro do Imaculado Coração de Maria e de São José foi fundado em 11 de abril de 1951, ou seja, hoje conta com 71 anos de história e fundação", destaca o texto do requerimento 330/2022, assinado por Trevisan Jr, e que ensejou a homenagem. 

Ainda de acordo com o texto do requerimento, "em 15 de agosto de 1954, Dom Ernesto benzeu a primeira pedra do novo mosteiro, localizado no bairro São Dimas, para onde as religiosas se mudaram no dia 17 de abril de 1956". 

O parlamentar, ao longo da justificativa da propositura, explica que "a vocação das Carmelitas Descalças é essencialmente eclesial e apostólica" e que "o apostolado que Santa Teresa quis para suas filhas consiste na oração e imolação com a Igreja e pela Igreja. A clausura é uma disposição requerida pela vida contemplativa que, em sua estrutura, opta por uma contínua busca de Deus, na solidão e no silêncio". 

O texto do requerimento também informa que "as irmãs carmelitas dividem suas atividades diárias em oração e trabalho, refeições e momentos de convivência comunitária", e que, em Piracicaba, "também há a confecção das alfaias para igrejas e produção e comercialização de pães e biscoitos para ajudar nos gastos com a manutenção do mosteiro".

Atualmente a comunidade é dirigida pela Priora Madre Maria Constantina do Sagrado Coração de Jesus, na pessoa de quem, assim como do Bispo Diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca, a honraria foi entregue.



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Homenagem Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas