PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JUNHO DE 2024

07 DE JUNHO DE 2024

Campanha de combate à violência escolar é aprovada em Plenário

PDL 77/23 que institui a campanha de combate à violência no ambiente escolar e a valorização do Professor no município foi aprovado em segunda discussão pela Câmara

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira é autor do projeto de lei 77/23

A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, em segunda discussão, durante a 34ª Reunião Ordinária, o projeto de lei 77/23, que institui no município a "Campanha de combate à violência no ambiente escolar e a valorização do professor". O projeto é de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira e, agora, segue para ser sancionado pelo Poder Executivo.

O projeto estabelece que "o Poder Executivo Municipal poderá, através do departamento de Segurança Pública e Secretaria da Educação, realizar campanhas por meio de mensagens, palestras, seminários em instituições de ensino no município e, também através de sites, mídias sociais, com o seguinte objetivo: repudiar toda e qualquer forma de violência no ambiente escolar; resgatar e fortalecer o respeito e a valorização dos professores, profissionais de ensino e toda a classe trabalhadora para a boa manutenção de tal ambiente".

Cássio Fala Pira cita, na justificativa do projeto, que a violência é uma das principais preocupações da sociedade, que atinge a vida e a integridade física das pessoas, sendo uma transgressão da ordem e das regras da vida em sociedade. O parlamentar destaca que a violência no âmbito escolar tem crescido  "assustadoramente" e que professores de escolas públicas e particulares relatam que têm utilizado mais tempo das aulas para resolver conflitos entre alunos.

O vereador ressalta que o projeto de lei tem a intenção de "trabalhar o resgate de valores e na mediação de conflitos, com o fim de conseguir um clima melhor e acolhedor no ambiente escolar, os professores estão recebendo formação e contam com o apoio de profissionais da área da saúde do programa Psicólogo da Educação para lidar com situações específicas que podem ocorrer com os alunos."

O parlamentar cita também que "a realização de campanhas promove a conscientização dos alunos e é fundamental para que haja dentro da comunidade escolar (estudantes, professores, pais, direção e corpo pedagógico e profissionais atuantes no referido ambiente), respeito às regras acerca da vida cotidiana dos alunos, para um melhor funcionamento e desenvolvimento da instituição, bem como o desenvolvimento de ações educativas que envolvam a comunidade, em especial alunos e familiares, em torno do referido tema da violência nas escolas".

Texto:  Elisandra C. de Campos
Revisão:  Aline Macário - MTB - 39.904