PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

29 DE ABRIL DE 2022

Câmara teve papel preponderante na regulamentação do Mercado Municipal


Fiscalização, qualidade dos produtos e fornecimento de equipamentos estavam sob a responsabilidade dos vereadores de Piracicaba, na época imperial



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Arquivo Histórico da Câmara (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Câmara teve papel preponderante na regulamentação do Mercado Municipal

Câmara teve papel preponderante na regulamentação do Mercado Municipal
Foto: Arquivo Histórico da Câmara (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Câmara teve papel preponderante na regulamentação do Mercado Municipal

Câmara teve papel preponderante na regulamentação do Mercado Municipal
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Câmara teve papel preponderante na regulamentação do Mercado Municipal

Câmara teve papel preponderante na regulamentação do Mercado Municipal
Foto: Arquivo Histórico da Câmara Salvar imagem em alta resolução

Câmara teve papel preponderante na regulamentação do Mercado Municipal



Projeto de regulamentação do Mercado Municipal apresentado por Prudente de Moraes e Paulo Pinto, em 8 de maio de 1887 revela o quanto a Câmara Municipal, em plena época do Império estava responsável pelo funcionamento deste relevante entreposto de comercialização de produtos na cidade, que até nos dias atuais é referência de Piracicaba.

Na série Achados do Arquivo, desta sexta-feira (29), conforme documento em anexo, os registros históricos revelam o quanto a Câmara Municipal foi envolvida neste processo, com influência no gerenciamento desta unidade comercial, neste relevante ponto turístico e gastronômico da cidade, que carrega muitas histórias, entre cores, aromas e sabores.

Fundado em julho de 1888, localizado na praça Alfredo Cardoso, rua Governador, o local tem mais de 150 boxes, em variedade de frutas, carnes, massas, doces, laticínios, flores, artesanato e outros produtos diferenciados e de qualidade. O Mercado Municipal foi tombado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba) em março de 1986 devido a sua importância histórica, urbanística e cultural para o município.

A história do Mercado teve início com o editorial do Jornal “Gazeta de Piracicaba”, do dia 12 de agosto de 1882, escrita pelo proprietário do órgão na época, Joaquim Borges da Cunha, que deixou registrado o seu entendimento do que representa esta unidade para a cidade: "O mercado é a expressão viva e característica do movimento da indústria e do comércio e, portanto, um dos elementos do progresso material e moral das cidades populosas.”

A construção do Mercado tinha como objetivo proporcionar aos piracicabanos um local que pudesse reunir produtos para atender os lares e as necessidades alimentares, o que, até então, era feito de porta em porta. Em 12 de março de 1884, Joaquim da Cunha voltou a escrever em seu editorial e, dessa vez, encontrou um colaborador: o vereador Dr. Manoel de Moraes Barros, que propôs à Câmara atender a questão.

Após diversos obstáculos, para aprovação da proposta e para a definição do local em que a construção seria realizada, definiu-se que o Mercado seria instalado na rua do Comércio, esquina com a rua Esperança (atual rua Governador Pedro de Toledo, esquina com a rua D. Pedro I). Em seguida à negociação com os proprietários do terreno, Maria Josefa de Camargo e João Conrado Engelberg, iniciaram-se os processos de construção, sob a direção do engenheiro Miguel Asmussen.

Em março de 1887 estava pronto o edifício do Mercado, contudo, só poderia ser entregue ao público após a elaboração do regulamento, que deveria ser aprovado pela “Assembleia Provincial” e levou aproximadamente um ano e meio. Assim, a inauguração da unidade aconteceu no dia 05 de julho de 1888, sem que houvesse nenhuma solenidade.

ATUALMENTE - o Mercado tem uma história que se mistura com a de Piracicaba, mostrando a força que a imprensa tinha já naquela época, além do interesse da população em ter esse benefício, já que o jornal retratava a necessidade dos moradores piracicabanos. A longa trajetória do mercado municipal permitiu que a cidade se consolidasse, além de oferecer aos habitantes uma grande variedade de produtos, os quais podem ser encontrados em diversos boxes — que lá estão há décadas e, até mesmo, séculos —, cujas atividades são, por vezes, continuadas pelos familiares dos comerciantes. Nesse sentido, o mercado municipal de Piracicaba é uma grande família.

Desde sua fundação, o Mercado Municipal é um ponto escolhido pelo público da cidade e da região, assim como por turistas, pelo fato de ser considerado um marco comercial de Piracicaba e por oferecer produtos diferenciados, raros e de excelente qualidade. Trata-se de um centro de compras completo, com horti-frutis, açougues, mercearias, pastelarias, docerias, peixaria, especiarias, gastronomia, floricultura, artesanato, tabacaria, pesca, empório, massas, laticínios, granjeiros, pet-shop, utensílios domésticos e religiosos.

ACHADOS DO ARQUIVO - a série "Achados do Arquivo" se pauta na publicação de parte do acervo do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, ligados ao Departamento Administrativo, criada pelo setor de Documentação, em parceria com o Departamento de Comunicação Social, com publicações no site da Câmara, às sextas-feiras, como forma de tornar acessível ao público as informações do acervo da Casa de Leis.

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583




Achados do Arquivo Documentação

Notícias relacionadas