PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE MARÇO DE 2020

Câmara reafirma compromisso na regulamentação dos motofretistas


O representante da categoria, Gustavo Pompeo ocupou a Tribuna Popular para defender a regulamentação definitiva destes serviços na cidade, que emprega 300 pessoas



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Câmara reafirma compromisso na regulamentação dos motofretes






O motofretista, Gustavo Pompeo voltou a ocupar a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Piracicaba, na 10ª reunião ordinária de ontem (9) para reafirmar a disposição dos cerca de 300 motofretistas na cidade que querem nova revisão da lei que disciplina estes serviços no município.

"Sou motofrete em Piracicaba", disse Fábio ao iniciar suas considerações sobre a importância do município regulamentar a lei em Piracicaba. E, reafirmou a disposição da categoria, onde se reuniram e tiraram uma comissão para fazer as tratativas com o poder público. 

Gustavo enfatizou que o movimento é a favor do trabalho, e disse que a regularização não pode vir e tirar o serviço de quem está trabalhando. "Desde sempre foi isso. Tivemos manifestação dia 2, na frente da Prefeitura, com cerca de 300 motoqueiros. Não fomos lá para brigar", disse.

"Ao invés de nos tratarem como quem quer trabalhar, ameaçam, querem agir com dureza", disse Fábio, além de citar que durante a reunião foi falado que eles não poderiam dar a resposta de imediato porque dependeriam da Câmara, pois não sabiam se a Câmara aceitará novas mudanças.

"Se vierem essas alterações, que possamos contar com o apoio da Câmara", ponderou Gustavo.

Sobre a exigência nos 10 anos da moto, disse que houve sim um desentendimento. "Vocês aprovaram as alterações, não a lei, que já estava em vigor. Comparada com a anterior, é muito pior a anterior, mas ainda não é suficiente. Para manter o emprego necessitamos de responsabilidade da Prefeitura, de olhar para a gente e entender, não é esse cabo de guerra", disse.

Gustavo também citou que a categoria tinha 15 alterações, das quais eles atenderam 9. "O secretário de Trânsito, Jorge Akira nos ouviu, diferentemente do procurador do município. O nosso objetivo é continuar trabalhando. Entendemos que é lei federal, mas o município tem que resolver algumas questões. A classe trabalhadora está perdendo. A intenção nossa não foi vir confrontar a Câmara, com a Prefeitura também, mas não somos bobos, não vamos aceitar qualquer coisa", disse.

O presidente da Câmara, Gilmar Rotta (PMDB), nas considerações sobre a fala do orador lembrou que o movimento pediu uma reunião e um grupo de parlamentares recebeu uma comissão.

O parlamentar também destacou que houve outra reunião com os vereadores, na Prefeitura. E, informou que o projeto veio para a Casa, passando pelas comissões, onde os vereadores Trevisan Jr. (PL) e Wagner de Oliveira, o Wagnão (PHS) protocolaram emendas, que resultaram na aprovação do projeto, em primeira e segunda discussão.

"Para a Câmara estava alinhado do jeito que vocês estavam querendo que fizesse. Aprovou-se em primeira e segunda discussão, mandou-se para o Executivo, que sancionou. Prorrogação de prazo foi atendida pelo Akira e a segunda foi a questão da anuidade. Essa questão de que depende da Câmara, se o Executivo mandar PL solicitando alterações do texto da lei já aprovado pelos vereadores, vai seguir os trâmites e colocado em pauta para votação. A Câmara não vai engavetar, o PL vai tramitar normal. A lei foi aprovada com as duas emendas, houve duas discussões desse projeto. Vamos aguardar a posição do secretário de trânsito no dia 12", disse Gilmar.

Em pedido de Pela de Ordem, o vereador Wagnão falou das dificuldades que estes trabalhadores estão enfrentando na hora de fazer o curso pelo Sest/Senat, que tem vagas para 50 pessoas, sendo que são 5 mil motoqueiros em Piracicaba.

O vereador Paulo Campos (PSD) também solicitou Pela Ordem para destacar que da mesma forma os motofretistas solicitaram a formação de grupo para que a Câmara os recepcionasse, que também  procurador geral do município assim seja interpelado e, que o Executivo envie PL em atendimento aos motofretistas.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo

Notícias relacionadas