05 de novembro de 2025
Câmara promove solenidade pelo Dia Municipal da Favela
Cerimônia conduzida pela vereadora Silvia Morales, do mandado Coletivo A Cidade é Sua aconteceu nas dependências da Casa Hip Hop de Piracicaba, com quatro homenagens
Instituída na Câmara pelo decreto legislativo 14/2022, a reunião solene pelo Dia Municipal da Favela teve quatro homenagens neste ano de 2025, nesta quarta-feira (5), às 19h, na Casa do Hip Hop de Piracicaba, localizada na rua Altair Pereira Guerrine, 200, bairro Pauliceia, conforme iniciativa da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A cidade é Sua. Marcela Bragaia, Neto Brione, Vitor Ribeiro (Vitinho) e a Associação de Moradores da Comunidade do Lago Negro foram os contemplados da noite.
O Dia Municipal da Favela foi instituído para dar maior visibilidade à luta pelo direito à moradia. Em Piracicaba, a data de 4 de novembro está no Calendário Oficial de Eventos do Município como o Dia Municipal da Favela por força da lei 9.657/2021, a partir de um projeto de autoria da própria vereadora Silvia Morales, para dar visibilidade à luta pelo direito à moradia e fortalecer a potência das periferias.
Na solenidade também foi contemplada a artista Isaura Trindade, pela exposição “Casas que contam histórias”, conforme o requerimento 1186/2025, em voto de congratulações proposto pelos vereadores Silvia Morales e Pedro Kawai (PSDB). "Fiquei muito feliz pelo reconhecimento", considerou a artista ao receber a honraria da Câmara.
A exposição é uma mostra artística contemplada pelo Edital PNAB 2024 - Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e, apresenta um conjunto de obras produzidas pela artista durante o período da pandemia da Covid-19. As peças foram criadas a partir da reutilização de papelão e materiais recicláveis, constituindo uma proposta sustentável e poética, que transforma resíduos em moradias simbólicas repletas de memória, afeto e ancestralidade. Cada "casa" é uma narrativa visual que expressa vivências, resistências e a importância do lar como espaço de proteção e esperança em tempos de isolamento.
A empresa Daia Santos Feng Shui é responsável pela organização da exposição, coordenando o planejamento e a montagem das obras. A mostra tem percorrido diferentes espaços culturais, aproximando arte, sustentabilidade e memória afetiva, e fortalecendo a presença da produção artística feminina e negra no cenário cultural de Piracicaba.
O evento solene ainda comportou a exposição de uma maquete e a apresentação do livro "Comunidades", pelo Coletivo Painguás, representado por Ana Carolina Mello e Bartira Mendes. O grupo é formado por arquitetos, urbanistas, ambientalistas, e educadores ambientais dedicados a transformar realidade das comunidades vulneráveis na região de Piracicaba, cujo trabalho é guiado pela crença em que o direito à moradia digna, o desenvolvimento sustentável e a justiça climática são pilares essenciais para a construção de um futuro justo.
A deputada estadual Professora Bebel (PT) foi representada pelo assessor Paulo Roberto Botão, que em nome da parlamentar fez a entrega de quadros de homenagens alusivas ao Dia Municipal da Favela.
Na direção dos trabalhos da noite, a vereadora Silvia Morales fez a leitura de discurso previamente preparado para ressaltar a importância de Piracicaba, no terceiro ano consecutivo, celebrar o Dia da Favela, em sugestão acolhida da CUFA (Central Única das Favelas), desde o ano de 2021.
A parlamentar também garantiu espaço na solenidade para uma roda de conversa, em dinâmica com os homenageados da noite, considerando os desafios que o movimento popular ainda encontra perante o poder público para que seja respeitado preceitos da Constituição Federal, especialmente o Artigo 6º, no direito social da moradia para todos.
Silvia Morales também registrou a intenção de organizar roda de conversa para debater os fatos ocorridos no Rio de Janeiro, na Penha e Morro do Alemão, onde mais de 120 pessoas foram mortas, além de quatro policiais.
O coordenador e um dos fundadores da Casa Hip Hop - Associação Comunitária, Cultural, Educacional e Política, Ubirajara Sabino iniciou o ciclo de saudações na solenidade em agradecimento e ao mesmo tempo abrindo as portas da entidade para a realização da solenidade. "É preciso se voltar à periferia, para consolidarmos a cidade que queremos", sintetizou o líder comunitário ao discorrer sobre os trabalhos que a Casa Hip Hop tem se pautado em favor da população, a exemplo de biblioteca comunitária, horta comunitária, pista de skate e outras instalações, fruto do trabalho e luta da população local.
O vereador da cidade de Sorocaba, pastor Rogério Marques (Agir) destacou a importância de participar da solenidade pelo Dia da Favela, além de externar agradecimento pela Câmara Municipal de Piracicaba em homenagem que recebeu. E, também falou de ação solidária, no projeto Quitanda Solidária, que envolve comunidades de favelas em Piracicaba.
HOMENAGEADOS
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO LAGO NEGRO - criada em 2017, a comunidade nasceu da luta pelo direito à moradia. Lourival Messias liderou o movimento, doando mais de 130 lotes a famílias carentes. Junto a ele, Uanderson Luiz dos Santos, fundou a Associação de Moradores e seguiu na luta por dignidade, unindo forças com movimento sociais da cidade.
MARCELA BRAGAIA - Advogada popular e militante dos direitos humanos, atua em defesa das comunidades, das mulheres, da população LGTQIAPN+ e vítimas de violência policial. Com forte trajetória em movimentos sociais, é referência na advocacia sindical, feminista e criminal humanizada. Integra a RENAP e o MTST, além de atuar em conselhos e comissões de direitos humanos.
NETO BRIONE - Líder comunitário desde os 16 anos, é presidente da Associação do Jardim Oriente e da G5 Comunidades. Atua em projetos sociais, eventos comunitários e melhorias para diversos bairros. Também participa de conselhos e instituições sociais, levando apoio direto às famílias da periferia de Piracicaba.
VITOR RIBEIRO (VITINHO) - Dedica-se há mais de 15 anos, de ações solidárias. Participa de diversas causas sociais e ONGs, distribuindo alimentos, roupas e brinquedos. Com empatia e compromisso, promove ações durante o inverno e o Natal, levando acolhimento e esperança às famílias carentes.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
NOTÍCIAS RELACIONADAS
06 de novembro de 2025
05 de novembro de 2025
04 de novembro de 2025
04 de novembro de 2025
