PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE NOVEMBRO DE 2022

Câmara pede informações sobre alvará de festa em que dois foram mortos


Requerimento aprovado nesta segunda (28) solicita ao Executivo informações sobre expedição de alvará para a “Festa Fervo”, no dia 19, em que dois foram mortos a tiros



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 Salvar imagem em alta resolução

62ª Reunião Ordinária de 2022 da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta segunda-feira (28)






A apresentação junto à Prefeitura de toda a documentação necessária à emissão do alvará de funcionamento, à segurança e ao controle de acesso do público à “Festa Fervo” - evento realizado no dia 19 de novembro em que duas pessoas foram mortas e outras duas feridas a tiros -, é o tema central do requerimento 826/22, aprovado em Plenário pela Câmara Municipal de Piracicaba na noite desta segunda-feira (28), na 62ª reunião ordinária do ano.

De autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio “Fala Pira”, a propositura pergunta se a organizadora do evento apresentou "os documentos necessários para contratação da empresa de vigilância para emissão do alvará" e, em caso positivo, questiona quais documentos foram apresentados.

Segundo texto da propositura, "houve relatos de pessoas que estavam no evento que a segurança não era adequada para o tamanho do show" e que "a quantidade de seguranças não era suficiente para conter as pessoas em caso de tumulto/alvoroço, como ocorreu". O texto assinado pelo vereador ainda cita que, "conforme relatos, a revista [do público] foi realizada de forma precária", e que não havia detectores de metais na entrada da festa. 

Cássio pergunta à Prefeitura, então, se foi exigido da organizadora do evento a contratação de seguranças "capacitados para exercer a função", e se eles "possuíam o registro de grandes eventos com certificado de autorização da Polícia Federal, de acordo com a Portaria nº 3.233/2012". Ele ainda pergunta se "houve alguma fiscalização para disponibilidade de detectores de metais no evento?".

Por fim, a propositura pede que sejam anexados todos os documentos exigidos para a emissão do alvará, como o Termo de Responsabilidade, preenchido e assinado, o contrato e certificado da empresa de segurança, com as medidas necessárias para que o local do evento estivesse dentro das normas, o contrato de locação do espaço, o Laudo Técnico de Segurança e a Anotação de Responsabilidade Técnica, bem como a cópia do envio destes documentos à Polícia e ao Corpo de Bombeiro da cidade.

Orçamento impositivo - A Emenda à Lei Orgânica do Município de Piracicaba nº 03/2021, proposta pela vereadora Ana Pavão (PL), que instituía a obrigatoriedade da execução orçamentária e financeira de emendas de vereadores ao projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), no limite de 1,2% da receita corrente líquida, o chamado "orçamento impositivo", teve sua votação adiada devido à entrada de emendas.

Ao todo, duas emendas - uma à propositura original e outra ao projeto substitutivo que a acompanhava -, ambas de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo "A Cidade é Sua", foram apresentadas.

Elas, em linhas gerais, buscam explicitar que, a despeito da aprovação das emendas impositivas, que as demais emendas de caráter não obrigatório também poderão ser apresentadas, "para deixar claro que a “emendas impositivas” não limitam as proposições de demais emendas aos orçamentos, ou seja, elas não impõem um teto aos valores das emendas, mas, sim, garantem um valor mínimo ao qual o Executivo tem obrigação de executar, considerando a viabilidade técnica das mesmas", traz o texto assinado por Sílvia.

Contratação de serviços de publicidade e comunicação pelo Semae - A pretensa contratação de serviços de publicidade e comunicação pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) no valor de R$ 300 mil, por meio de inexigibilidade de licitação, é o tema do requerimento 822/2022, assinado pelo vereador André Bandeira (PSDB), também aprovado na noite desta segunda-feira (28). 

Segundo o parlamentar, a autarquia "publicou no Diário Oficial do Município datado em 21 de novembro de 2022 uma ratificação do Presidente do Semae por inexigibilidade de Licitação nº 007/2022 – Processo nº 4734/2022" e, ainda de acordo com Bandeira, "nesta ratificação do senhor Presidente do Semae trata de inúmeras contratações para divulgação de anúncios institucionais e educativos, comunicados emergenciais e outros, no valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), valor que já exige que seja realizado processo licitatório, pois o objeto para contrato é o mesmo, divergindo apenas as empresas a serem contratadas".

O vereador pede, então, que seja encaminhada cópia "capa a capa" do referido processo administrativo e, na sequência, pergunta os motivos pelos quais o Semae "não realizou, até o presente momento, a contratação de serviços de publicidade prestados por intermédio de agências de propaganda, conforme exigência da Lei nº 12.232, de 29 de abril de 2010".

Outras proposituras - Além destas três proposituras, outros seis requerimentos e um projeto de lei em segunda discussão - que trata de denominação de via pública-, foram igualmente aprovadas na 62ª reunião ordinária. A ata de votação pode ser acessada aqui.

Os trabalhos camarários desta segunda-feira foram transmitidos ao vivo pela TV Câmara (canais 11.3 UHF do sinal aberto digital, 4 da Net/Claro e 9 da Vivo) e também pelas redes sociais do Legislativo piracicabano. A sessão também teve transmissão simultânea da Rádio Câmara Web e da Rádio Educativa FM, em 105,9. 



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Segurança Reunião Ordinária Institucional

Notícias relacionadas