PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 9 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

09 DE MAIO DE 2025

Câmara inclui o Dia Municipal do Samba no calendário oficial da cidade


Projeto de Lei 59/2025 foi aprovado durante a 24ª Reunião Ordinária, na noite desta quinta-feira (8)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Projeto de Lei 59/2025 é de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo "A Cidade é Sua"

Projeto de Lei 59/2025 é de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo "A Cidade é Sua"
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Votação do Projeto de Lei 59/2025 aconteceu na reunião ordinária desta quinta-feira (8)

Votação do Projeto de Lei 59/2025 aconteceu na reunião ordinária desta quinta-feira (8)
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Projeto de Lei 59/2025 é de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo "A Cidade é Sua"






Na noite desta quinta-feira (8), durante a 24ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, foi aprovado o Projeto de Lei 59/2025, de autoria da vereadora Silvia Maria Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”, que institui o Dia Municipal do Samba no calendário oficial de eventos do município. Com a aprovação da Emenda nº 1, da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR), a data será celebrada anualmente no dia 2 de dezembro, acompanhando o calendário nacional.

A vereadora Silvia Morales destacou a importância de inserir a data no calendário oficial, ressaltando a relevância do samba como um dos ritmos musicais mais emblemáticos do Brasil. “Piracicaba, assim como muitas cidades, é um celeiro de artistas e grupos de samba. Temos o Juca Ferreira, o grupo Quilombola, Oitava Cor, Samba Deu Química, Samba Prosa, Pimenta Preta, Bagaço da Laranja, Aninha Barros, Sanda Rodrigues e tantos outros que mantêm viva essa tradição”, afirmou a vereadora.

Ela também ressaltou o papel de Madrinha Eunice, que é natural de Piracicaba e se tornou precursora do samba em São Paulo ao ser a fundadora da primeira escola de samba da capital paulista, a Sociedade Recreativa Beneficente Escola de Samba Lavapés. “A história do samba em nossa cidade é muito forte”, disse.

O vereador Cassio Luiz Barbosa (PL), conhecido como Cassio Fala Pira, também justificou seu voto favorável ao projeto. “Piracicaba é um celeiro de talentos. Eu, que já tive um bar na Rua do Porto, vi passar muitos sambistas por ali. A música enriquece o espírito, traz paz para a alma”, declarou, citando artistas locais e destacando a importância de valorizar os artistas da cidade.

Pedro Kawai (PSDB) reforçou o caráter cultural do samba. “O samba é a nossa raiz. Apesar da minha origem oriental, sempre estive próximo do samba. Já fui até diretor de escola de samba na Caxangá”, lembrou o vereador, que também criticou a Secretaria de Cultura pela falta de incentivo a artistas locais.

Felipe Jorge Dario (Solidariedade), o Felipe Gema, relembrou as antigas escolas de samba da cidade e a importância de fortalecer a tradição do samba em Piracicaba. “Crescemos no meio da batucada. Temos tentado manter as aulas e os ensaios, mas falta apoio”, disse, ao destacar que se sente saudade dos desfiles das escolas de samba durante o Carnaval da cidade.

O projeto de lei segue agora para sanção do Executivo Municipal e, caso aprovado, o Dia Municipal do Samba será incluído no Anexo I da Lei nº 10.137, de 2 de setembro de 2024. A expectativa é de que a data incentive eventos culturais e artísticos, destacando a contribuição do samba para a cultura piracicabana.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Institucional Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas