18 de setembro de 2025
Câmara entrega moção de aplausos a religioso por lançamento de livro
Vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”, homenageou Padre Beto na tarde desta quinta-feira (18)
A Câmara Municipal de Piracicaba realizou, na tarde desta quinta-feira (18), a entrega da Moção de Aplausos 204/2025, de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”, ao professor, escritor e religioso Roberto Francisco Daniel, mais conhecido como Padre Beto. A solenidade aconteceu na Sala da Presidência e contou também com a presença dos amigos do homenageado, Cláudia Mandalon e Chico Coelho.
A moção foi concedida em reconhecimento ao lançamento da obra “O Homem que a Igreja Não Quis”, na qual Padre Beto narra, em tom pessoal e confidencial, desde sua infância e juventude até a atuação como padre católico e o processo de excomunhão em 2013, além de seu percurso posterior com a fundação da Igreja Humanidade Livre, em 2014.
O texto aprovado pelo Legislativo destaca a trajetória do homenageado como exemplo de superação, coragem e defesa da liberdade de crença, considerando também sua contribuição ao debate sobre diversidade religiosa e respeito às diferenças.
Durante a entrega, a vereadora Silvia Morales ressaltou a importância da homenagem: “É uma honra entregar essa homenagem ao Padre Beto. Lendo o seu livro a gente vê uma pessoa de muita sensibilidade, humildade e sensatez. Neste mundo em que a política está sempre muito corrida, é muito bom homenagear e dar visibilidade a alguém como Padre Beto”, disse.
Emocionado, Padre Beto agradeceu à Câmara e sublinhou o simbolismo do gesto: “Essa homenagem significa muito. Cheguei em Piracicaba e conheci a vereadora Silvia Morales quase que por acaso, mas mesmo assim a nossa amizade foi e se desenvolvendo. Piracicaba é uma cidade encantadora e fico muito honrado por uma vereadora daqui ter tido essa coragem, já que, infelizmente, em minha cidade isso não aconteceu. As pessoas não sabem o quanto é difícil ser um padre excomungado, você perde amizades, contatos e fica invisibilizado. Por isso, essa homenagem tem um significado muito grande e vou guardar com muito carinho”.
Trajetória - Natural de Bauru (SP), onde nasceu em 29 de junho de 1965, Padre Beto é formado em Direito pela ITE, em História pela Unisagrado e em Teologia pela Universidade Estadual da Baviera (LMU), na Alemanha, onde também obteve o doutorado em Ética. Foi padre da Igreja Católica por 15 anos, até sua excomunhão em 2013. Desde então, fundou a Igreja Humanidade Livre, na qual segue celebrando missas e realizando casamentos em todo o Brasil. Sua trajetória, marcada por resistência e pela defesa de uma espiritualidade inclusiva, motivou a homenagem do Legislativo piracicabano, que reconhece no autor e professor uma voz inspiradora em favor da liberdade religiosa e da promoção da paz.
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
NOTÍCIAS RELACIONADAS
17 de setembro de 2025
16 de setembro de 2025
16 de setembro de 2025
16 de setembro de 2025