PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 19 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

13 DE FEVEREIRO DE 2014

Câmara concede título honorífico ao piracicabano Celso Christofoletti


Nascido no Bairro São Dimas e, apaixonado pelo esporte, Celso é o atual presidente do Esporte XV de Novembro, no ano do centenário do alvinegro.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (6 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (7 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (8 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (9 de 9) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


A Câmara de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Laércio Trevisan Júnior (PR) realizou na noite de ontem (12)  solenidade que marcou a entrega do Título Piracicabanus Praeclarus à Celso Norberto Christofoletti, conforme Decreto Legislativo (63/13). O evento transcorreu-se nas dependências do Salão Nobre "Prof. Helly de Campos Melges", às 20h00 e, contou com a presença de autoridades, convidados, amigos e familiares do homenageado, em transmissão vivo pela TV Câmara Canal 08 da Net, TV Digital canal 60,1 UHF e pela internet, no endereço eletrônico www.camarapiracicaba.sp.gov.br

Na formação da Mesa Diretiva, o presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB) foi representado pelo autor da solenidade, o vereador Laércio Trevisan Júnior, que também comandou os trabalhos da noite. O representante do prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato (PSDB), secretário municipal de Esportes e Atividades Motoras, João Francisco de Godoy, o Jonny; a comandante do 10º BPMI, major Adriana Sgrignero; o juiz Marcos Douglas Veloso Balbino da Silva, representando a Diretoria do Fórum de Piracicaba; vereador Chico Almeida (PT), que fez a leitura da Bília na solenidade; Luis Guilherme Schnor, vice-presidente do XV de Novembro; Coronel Silas Santana, ouvidor da Federação Paulista de Futebol e o secretário municipal de Trabalho  e Renda, Sérgio Furtuoso.

O vereador Paulo Campos (PROS) esteve representado por assessor. Os vereadores: Gilmar Rotta (PMDB), Carlinhos Cavalcante (PPS), João Manoel dos Santos (PTB) e Matheus Erler (PSC) justificaram ausência.

O secretário municipal de Esportes iniciou o ciclo de discursos da noite para destacar o merecimento da homenagem e, enfatizou o ato do vereador Trevisan, bem como todos os demais parlamentares e a população em geral pelo reconhecimento do trabalho de Celso, que também tem apoiado os paratletas, nas mais diversas modalidades.

O Juiz Marcos Douglas, em representação ao diretor do Fórum falou da sua condição de torcedor do Santos e, do XV de Novembro, como seu segundo time do coração. E, comentou sobre a felicidade em participar da homenagem, no que evidenciou a pessoa de Celso e, das dificuldades à frente do Clube.

Na sequência foi apresentado um vídeo sobre o homenageado da noite, em depoimentos de amigos e, familiares, como o advogado Jeferson Goulart, Luiz Guilherme, Rosalvo Tadeu, Antonio Vilson. Além dos netos: Luiza e Davi. E, dos irmãos Ednelson, Sueli Janete e, Marcos Leonardo. E, da filha Priscila Rossi, que destacou o exemplo de amor e lealdade, de pai e amigo maravilhoso. A esposa Silvana falou dos 34 anos de união conjugal, com ênfase à amizade e o carinho, de uma pessoa que a vida toda semeou o bem. Disse que Celso trabalhou 30 anos em empresas e, saiu com honra, onde fez amigos. A consideração é que Celso Christofoletti é caracterizado pela paixão em tudo o que faz. Finalizou suas considerações com uma frase de Nelson Mandela, no entendimento de que uma boa cabeça e coração garante uma união formidável.

O autor da solenidade, o vereador Laércio Trevisan Júnior destacou a presença de todos, da mesa diretiva dos trabalhos, e considerou o caráter solene da noite para contemplar um cidadão que se destaca em várias atuações, com destaque ao XV de Piracicaba, no que desejou sucesso, felicidade, parabéns, sucesso sempre e, um abraço, do amigo Trevisan.

O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos, Gil Christofoletti, o presidente da Unimed, Carlos Alberto Joussef, o representante da Caterpillar Brasil, Antonio Carlos Bonassi e o diretor do XV de Novembro, Murilo dos Santos prestaram homenagem à Celso.

O mais novo Piracicabanus Praeclarus, Celso Christofoletti falou da grande emoção do momento e, lembrou dos torcedores do XV, dos amigos, autoridades, entidades, Chico Almeida - seu eterno cabelereiro, coronel Silas Santana e, todos os demais que acompanharam a solendidade. Citou sua família, pai com 85 anos, irmãos, sobrinhos e, quatro netos.

"Procuramos fazer tudo de coração, com transparência e lealdade", disse o homenageado, que também reforçou pedido junto aos empresários. E, resumindo, considerou que a homenagem é de todos. Também falou de sua esposa, do tempo que estão juntos, para dizer que os dois representam uma pessoa só. E, falou do dia 12 de fevereiro, que marca os 19 anos do falecimento de sua mãe, no que disse não estar triste, pois ela foi uma das grandes responsáveis pela educação que recebeu. E, agradeceu o vereador Trevisan, juntamente com os demais que aprovaram a comenda. Celso disse que tudo foi em prol de Piracicaba, que adora tanto, onde nasceu e pretende ser enterrado.

Homenageado

Celso Norberto Christofoletti nasceu em Piracicaba/SP, onde passou a infância e foi criado no Bairro São Dimas. Filho de Ignês e Essio Christofoletti, Celso é casado há 34 anos com Silvana, com quem teve dois filhos, Priscila e Essio Christofoletti. É formado em Administração de Empresas pela UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba), em 1979 e pós-graduado em Logística pela FGV (fundação Getúlio Vargas), em 1991. Trabalha há 32 anos nas empresas Dedini, Belgo Mineira e na Arcelor Mittal, sendo empresário nos dias atuais na área de logística.

Com o hobby de colecionar coisas antigas, como canecas, fotos e reportagens, desde pequeno tem uma paixão por futebol. Quando morava no bairro São Dimas brincava em um campo do bairro, onde hoje funciona o Centro de Lazer do Bairro. E, lá viu grandes jogadores de nossa cidade, como o saudoso Chicão e o Celita.

A paixão pelo esporte começou quando tinha 5 anos, na década de 60, quando seu pai, Essio e, seu saudoso avô Isodoro o levaram ao Estádio Roberto Gomes Pedrosa - onde funciona hoje o Extra Supermercado, no Centro - quando assistiu seu primeiro jogo, entre o XV de Novembro de Piracicaba e o Juventus. A partir deste dia, se cativou com o time e não perdeu nenhum jogo do XV. Na década de 70, fez parte da Torcida Uniformizada Sobrinhos do Nhô Quim, onde fundou também a TUC XV.

Nos anos 80, devido ao casamento, faculdade e trabalho se afastou um pouco da torcida, mas sempre continuou ajudando o Esporte Clube XV de Novembro, onde foi diretor e agora, no ano do centenário do clube é o atual presidente do alvinegro.

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Homenagem Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas