30 de setembro de 2025

Vereador reitera cobrança por providências para prevenção da febre maculosa

Laércio Trevisan Jr. (PL) lembrou que denuncia a situação desde 2013

O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) exibiu um vídeo, ao usar a Tribuna da Câmara Municipal de Piracicaba, durante a 54ª Reunião Ordinária, em que volta a cobrar providências quanto ao manejo das capivaras presentes em diversos locais da cidade, em especial no Parque da Rua do Porto. O vídeo demonstra a presença dos animais no local, que são hospedeiros do carrapato estrela, transmissor da febre maculosa.

“Muita gente frequenta o Parque da Rua do Porto. E a capivara é um hospedeiro natural, rico em transmissão da febre maculosa. E isso causa a morte do ser humano, como também de animais. E a população vem aqui em torno do lago e tem o risco aqui de contaminação”, apontou. Lembrou dos casos de mortes em Campinas por causa da doença.

O parlamentar salientou que essa é uma questão de saúde pública e que é necessário promover o mapeamento, a pulverização do local e o manejo das capivaras para o seu habitat natural. De acordo com Trevisan Jr., existem mais de 1.500 capivaras na cidade. E destacou a presença dos animais em locais como a Casa do Artesanato e o campo de futebol.

Lembrou ainda que cobra providências para essa situação desde 2013. “Esse vídeo foi em 2023, junho, há mais de dois anos e continua da mesma maneira”, lamentou. Confira, no vídeo, o discurso completo do vereador.

Texto: Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Filmagem: TV Câmara