15 de agosto de 2025
Câmara aprova Título de Piracicabanus Praeclarus ao comandante da GCM
Vereador Zezinho Pereira (União Brasil) é autor da homenagem a Marcos Alexandre Pavanello Rodrigues
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 41ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (14), o projeto de decreto legislativo nº 35/2025, de autoria do vereador Zezinho Pereira (União Brasil), que concede o Título de Piracicabanus Praeclarus ao comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Alexandre Pavanello Rodrigues. No projeto, o autor salienta que o homenageado tem se dedicado à comunidade de Piracicaba, garantindo a segurança de todos.
“A Guarda Civil desempenha papel fundamental na segurança da comunidade, preservando o patrimônio público, auxiliando os cidadãos e contribuindo para uma sociedade mais harmoniosa”, salienta, no texto. “Para ter uma corporação forte e ativa é preciso que sua liderança seja coerente com tais adjetivos, e felizmente de forma inédita, os guardas civis de Piracicaba elegeram por meio de votação direta seu atual comandante”.
Nascido em Piracicaba, em 05/06/1970, filho dos comerciantes do ramo hoteleiro Synesio Rodrigues e Maria Ignez Pavanello Rodrigues, o comandante Rodrigues, em 1986, ingressou no Exército Brasileiro, no 28º Batalhão de Infantaria Blindado. Posteriormente, ingressou na Guarda Civil de Piracicaba por meio de concurso público, cargo que ocupa há 33 anos. Possui formação acadêmica em Gestão Pública, pós-graduação em Segurança, Política e Defesa, e especialização em Inteligência, Estratégia e Segurança Corporativa, ambos pela Escola Superior de Guerra.
Foi coordenador do patrulhamento de fiscalização de trânsito, criou o grupamento ciclístico e o Canil (patrulhamento com cães) da GCM. Exerceu também a função de instrutor de tiro e Técnicas Operacionais de vários cursos de formação e qualificação profissional. “Marcos Alexandre Pavanello Rodrigues é um profissional ímpar, exemplo de bravura, destreza e resiliência. Mas também é um exemplo de homem, marido e pai”, ressaltou Zezinho Pereira, no projeto. O homenageado é casado com Adriana Hercoton e pai de Thuany e Marcos.
Ao justificar voto, no Plenário, o vereador completou a descrição do brilhantismo do trabalho do comandante. “Eu não podia deixar de fazer essa homenagem para ele, esse homem que tanto faz por nossa cidade. Acredito que a vontade dele é fazer muito mais”, colocou. Também justificou voto o vereador Felipe Jorge Dario (Solidariedade), o Felipe Gema. "É uma pessoa ímpar na cidade, tem o sangue azul por carregar a Guarda Civil no sangue, literalmente dando sangue para defender a nossa cidade", afirmou.
Confira, nos vídeos, as justificativas de voto dos parlamentares.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
14 de agosto de 2025
12 de agosto de 2025
08 de agosto de 2025
07 de agosto de 2025