31 de outubro de 2025

Câmara aprova Medalha de Mérito Legislativo a servidora municipal

Propositura de autoria da Mesa Diretora foi aprovada durante a reunião ordinária desta quinta-feira (30)

A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na noite desta quinta-feira (30), durante a 62ª Reunião Ordinária, o Projeto de Decreto Legislativo nº 85/2025, de autoria da Mesa Diretora, que concede a Medalha de Mérito Legislativo à servidora pública municipal Valéria Frota Teixeira Mendes de Oliveira. 

Natural de Piracicaba, Valéria Frota ingressou na Câmara em 1995 e completa, em 2025, 30 anos de serviços prestados ao Legislativo. Atualmente, ela exerce o cargo de chefe de Infraestrutura e Logística, tendo atuado em diversas áreas da Casa, incluindo o atendimento ao público e a antiga estrutura do Departamento Jurídico, atualmente Procuradoria Legislativa. 

Ao longo de sua trajetória, participou da elaboração de projetos de lei, normas internas, peças orçamentárias, pareceres e atualizações da Lei Orgânica do Município, além de acompanhar reuniões ordinárias e extraordinárias, assessorando vereadores nas atividades legislativas.

A justificativa da proposição destaca que a homenagem “visa eternizar o nome da servidora Valéria nos anais desta Casa Legislativa e do Município de Piracicaba”, reconhecendo sua dedicação, profissionalismo e contribuição ao funcionamento do Legislativo municipal.

Durante a discussão do projeto, os vereadores destacaram a importância da homenagem e o legado da servidora. Laércio Trevisan Jr. (PL) parabenizou a Mesa Diretora e definiu Valéria como “excelente profissional e pessoa”. Wagner de Oliveira (PSD), o Wagnão, ressaltou que a servidora “contribuiu por 30 anos com a Casa” e lembrou que esta sexta-feira (31) seria seu último dia de trabalho. 

O vereador Thiago Ribeiro (PRD) leu trechos do decreto e destacou “o legado de transparência e compromisso” deixado por Valéria. O também vereador do PRD, Valdir Vieira Marques, o Paraná, afirmou que a servidora “é muito querida nesta Casa e fará falta no convívio diário”. 

Pedro Kawai (PSDB) recordou que Valéria “foi uma das primeiras servidoras a recebê-lo quando ingressou na Câmara”, e Fábio Silva (Republicanos) aproveitou para estender a homenagem a todos os servidores públicos, destacando a coincidência com o Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro. 

Felipe Jorge Dario (Solidariedade), o Felipe Gema, desejou que a servidora “aproveite o merecido descanso após anos de dedicação”. Já Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, destacou “a competência e o comprometimento” da homenageada.

Gustavo Pompeo (Avante) classificou Valéria como “uma espécie de mãezona da Casa”, e Zezinho Pereira (União Brasil) afirmou que “ela sempre esteve disposta a ajudar em todas as situações”. André Bandeira (PSDB) e Renan Paes (PL) manifestaram reconhecimento à trajetória da servidora e a importância de seu trabalho. 

Encerrando as manifestações, o presidente da Câmara, Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, afirmou que Valéria “desempenhou um trabalho grandioso” e desejou que ela “desfrute dessa nova etapa da vida com tranquilidade e orgulho pelo que construiu ao longo de sua carreira no Legislativo”.

Texto: Erich Vallim Vicente - MTB 40.337